segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Tranqüilizante Para Dormir

Há um problema de liquidez no sistema financeiro que tem afetado, como sempre, os bancos menores que estão sendo forçados, por falta de funding, a recusar a recomprar seus CDBs antes dos seus respectivos vencimentos. Não foi à toa que o BCB injetou nas últimas semanas cerca de 1,4% do Pib através da redução dos depósitos compulsórios.

Segundo a mesma fonte que me passou acertadamente a informação, bem antes das primeiras notícias na imprensa, de que nenhum banco europeu too-big-too-fail deixaria de ser socorrido, essa mesma fonte conversou nesse domingo com um dos maiores banqueiros desse país que lhe disse o seguinte:

(a) o problema é de liquidez e não de excesso de alvancagem ou de créditos podres no sistema;
(b) esse governo não deixará nenhum (ou quase nenhum, sei lá) banco de pequeno porte ir a pique e induzirá (a contragosto desse banqueiro) os grandes bancos a absorverem qualquer banco de menor porte ameaçado.

11 comentários:

aguia disse...

mestre KB:

o certo seria, SE o govêrno fosse confiavel e austero, antecipar-se e de pronto estatizar os bancos de pernas bambas, a prêço de liquidação e sem mutretas para depois de saneados, entregá-los aos de grande porte, com lucro, BUT, como não é (e muito menos, qualificado, em sua forma de fazer política, ètica e moralmente) esta, de passar a bola para os Grandes Bancos seria nem a melhor e nem a pior solução...

seria a única.

e se pensam assim, repito, é melhor "ANTECIPAR" essa merda!!!

é a velha estorinha que é melhor prevenir que remediar... aquela que a turma do Buxinha parece nuncar ter ouvido (talvez Sir Greenpan sim, mas fingiu que não).

( )ão.

Samuel Ramos disse...

Consolidation, here we are.

Já virou moda, né, não tem como ficarmos de fora.

Samuel Ramos disse...

PS: Pô, KB, vê se responde os comments aí!

Largue dessa vida de solilóquios.
:P

KB disse...

Eu contava em engatar em um colóquio substancioso sobre o PMI global.

Porém ninguém, até o momento, se dignou a tanto :)

KB

Fact Finder disse...

Entonces, vamos mudar de assunto...
que tal falarmos desse circuit breaker escroque de Pindorama enquanto os ADRs continuam sendo negociados na NYSE? Em vez de acalmar o sardinhal, acabam acelerando o AVC. :)

Fact Finder disse...

Liqüidez é conseqüência, Kay Bee. A origem é a total descrença na precificação de todos os assets. Cash is king! Depois dessa entrosobada, os EUA serão mais comunistas que a Coréia do Norte. A propósito, na China já liberaram o short selling. Em Wall St., não. hehehehe

KB disse...

Samuel

Agora falando sério, em geral eu sempre respeito a regra n° 10

Fact

Esse sinal é um daqueles obcenos? :)

KB

Samuel Ramos disse...

"10-Instado a dar uma opinião, não se esforce muito e nem perca muita energia em convencer o seu interlocutor de suas razões, pois somente o mercado tem o poder da sanção;"

Sábias palavras, mestre KB.

aguia disse...

FACT:

Kay Bee, é bótimo!

a foto é horrivel!

( )ão.

Fact Finder disse...

Aguia, não quero que acreditem no que escrevo. Se acharem meu aspecto repugnante so much the better. :)

aguia disse...

hahaha... caro Alex Magnus:

não é, absolutamente, que esteja assim tão feio, nesta foto, pois não está, de jeito nenhum...

está apenas horripilante!*&¨%$#*#

é que o prefiro com aquêle olhar reluzente, astuto, garboso e sorridente; como na outra foto em que aparece com os dentes a mostra, num sorriso igualzinho ao do Leonardo di Caprio (ou outra estrêla, vc escolhe).

agora, quanto aos seus posts, tanto aqui quanto no seu já consagrado Blog (que no uso é 'nosso'), falando sério, para mim são la creme de la creme e vc sabe muito bem que

eu NUNCA nunca lhe disse isso, BUT,

"adoraria que trasladasse os de lá pra K",

pois dar-lhe-ia menos trabalho e enriqueceria, sobremaneira, o nosso espaço aqui, tanto são 'maneiros' os seus issues e charts.

(15 na conta, rsrs)