sábado, 18 de outubro de 2008

Stocks for the Long Run

Jeremy Siegel, prêmio Nobel, autor de um livro com o título desse texto, vai ficar bravo comigo, pois a mensagem do gráfico mensal abaixo desde janeiro de 1992 do índice Bovespa descontado pela taxa cdi (taxa média overnight dos empréstimos clean entre bancos) não estimulará as vendas desse livro em nosso país.


Fonte: KB (clique na imagem para ampliá-la)

Está atualizado até ontem, dia 17, portanto, o mês de outubro é parcial.

A pontuação do índice indexado à taxa cdi é obtida pela divisão entre o índice Bovespa e um fator que é acrescido nos dias úteis pela taxa cdi. Esse fator acumulado na última sexta-feira era de 4,21709686556064.

Ué, a mídia não divulgava em maio que o índice Bovespa havia registrado new all-time high?

5 comentários:

aguia disse...

mestre KB

parabens pelos Posts em Geral e em particular pelos charts Monthly.

nada me agrada mais que olhar gráficos panorâmicos... tem gente que acha que isso é bobagem porque o market não se repete e se se repetisse seria facil demais... tem gente também que gosta muito de complicar a 'coisa' e quanto mais complexa a torna, ela também se torna e se mais, tudo supita e entorna, tipo ingrizia que vira estucha e só dá gastura.

num mensal, quando a coisa cai mesmo, caem até mitos, tipo aquele que reza que a coisa não cai em linha reta... certo que não cai "sempre" e sempre requebra, BUT...

como sabe, sou um cara simples, quase simplório, mas tenho bons olhos e são lindamente verdes... dizem.

( )ÃO!

PS:
1. depois dos Vencimentos, o W?
2. vi o Warren ontem a tarde lá na Matriz bursatil de WS, holofotes nele... tava comprando forte!... será que êle acha que 'deve' alguma pra Bolsa ou acredita mesmo que a Tsú já sifú?... ou... tá gagá?... sei lá... Bolsa, e cabeça de juiz, já disse: abriu que seja, pode ter até bicho alienígena dentro.
3. joguei um anzol pra um amigo curioso e nadinha ainda...

aguia disse...

veneravel mestre:

sempre releio tudo, até jornal e gibi.

o Pequeno Príncipe releio todo santo ano.

daí?

daí que fui reler meu coment e faço questão de frizar aqui que a segunda frase é apenas uma generalização, pois sei que - on the other hand - há quem olhe os charts de LLLP ou LAPDV para aguçar o feeling, tal como nós que sabemos não haver o que tirar dalí para previsões nem adivinhações e apenas - e simplesmente - gente como eu os olha para comparativos de um mesmo ativo e para não esquecer lições.

another bração.

Anônimo disse...

Pois é, é tácito pra mim que a RF ao longo dos anos bate o Índice Bovespa. Isso sempre soube. Como?

Porque na RF não tenho trabalho algum, basta alocar a grana, eventualmente realocar em pré/pós, que o resultado é o mesmo.

Ou seja, se me dedico à um determinado trabalho, devo ser remunerado, penso.

E se na RV não sou remunerado acima do CDI ao longo dos anos, estaria perdendo dinheiro se fosse apenas um buy and holder.

Digo índice Bovespa! Não me refiro à esta ou àquela ação em especial.

Mas é justamente por isso que surfo, ou pelo menos tento, ondas secundárias e também as terciárias.

As ondas secundárias ao longo dos anos me capitalizam e me catapultam à níveis muito superiores que o CDI e que o simples buy and holder.

O fato é que em momentos de turbulência a estratégia do buy and holder, misturada com terapia grupal para minimizar a dor das perdas ou, em linguagem simples, o especulador que não deu certo e se tornou investidor, toma grande força em diversos segmentos da massa da RV, não somente em foruns mais visíveis, mas também em clubes de investimento e demais segmentos menos visíveis.

Fora o fato de que a venda coberta, que é sempre uma compra!, obriga justamente à permanente presença no mercado, com lançamentos, travas, eventuais ajustes, justamente o prato cheio das corretoras, ao contrário do que sempre é propalado nestes mesmos meios.

Enfim, também em linguagem simples, o antigo aquário da Bovespa que migrou para se tornarem aquarios virtuais, mais agressivos ainda com o dinheiro da massa, pois além do mencionado, da-lhe cursos, livros, dvds, etc. e tal.

Seria algo como uma miopia grupal que impossibilita de que se veja a realidade nua e crua. Triste, mas fazer o que?

Fact Finder disse...

Fiz um estudo semelhante para o SPX de 2004 pra cá:
http://marketsbyfactfinder.blogspot.com/2008/07/breaking-news-to-us-investors.html

A bem da verdade, o SPX está nos mesmos níveis NOMINAIS de 97-98! Buy and hope!

KB disse...

Aqui buy and cry.