quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Peru Voa Somente Quando o Vento É Forte

Sempre que a taxa de crescimento no Brasil supera os 4% aa surge a preocupação com a inflação. A China cresce 11% aa há anos e somente no ano passado a inflação naquele país atingiu um patamar desconfortável. Onde está o segredo da China?

A resposta está na taxa da poupança nacional. Na China gira em torno de 50% do Pib, na Rússia e Índia um pouco acima de 30% e no Brasil 20%. Uma taxa de poupança maior significa investimentos maiores, aumento da eficiência e, conseqüentemente, na possibilidade de crescer a taxas mais robustas sem que o fantasma da inflação surja no horizonte. Traduzindo em economês, o segredo é a produtividade.

A figura abaixo mostra a participação do consumo sobre o Pib, privado e governamental, dos países que compõem o BRIC, acrônimo criado pela Goldman Sachs para identificar os 4 maiores países emergentes. A diferença entre os 100% do Pib e a altura de cada barra na figura abaixo é igual à poupança nacional.


Fonte: CEIC

Qual a causa primária dessa baixa produtividade de nossa economia? A resposta está no Estado gigantesco que drena recursos via impostos, os mais elevados entre os países do BRIC, e que são empregados sem eficiência e muita corrupção. O peso do combate à inflação recai todo sobre um zeloso banco central que, com sua mão pesada, capricha na política monetária.

Enquanto esse quadro permanecer somente voaremos quando o vendo for forte. E os analistas insistem em afirmar que os fundamentos de nossa economia são saudáveis. É aquela estória, uma mentira repetida dezenas de vezes se torna uma verdade.

Se fossem saudáveis os fundamentos não seriam necessários juros estratosféricos para manter a inflação domada. O diabo é que o diagnóstico do problema recai exclusivamente sobre o banco central.

2 comentários:

PAULO CÉSAR PEREIRA disse...

Pelo gráfico podemos ver que a CHINA emergirá como a nova potência hegemônica desta crise.

Dr Silvio Ramos disse...

Parabéns pela avaliação e forma didática apresentada. É confortável de ler até mesmo para quem não é da área. E somos afetados pela falta de conhecimento básico em macroeconomia.