segunda-feira, 13 de outubro de 2008

O Dia de Hoje Até 1 Hora Antes do Fechamento

A decisão dos países europeus de capitalizar os bancos é um passo na solução do problema. Conforme eu venho batendo na tecla, a solução somente viria com a transferência dos ativos dos weak hands para os strong hands, no caso os Tesouros dos países europeus.

Os mercados reagiram efusivamente, bom sinal. Mas o processo de deleverage será lento e cheio de percalços. No curto prazo ainda teremos desagradáveis surpresas envolvendo as empresas, quer seja quanto à solvência de muitas delas bem como quanto às perspectivas de lucros. A inflação será uma das pedras no caminho, porém lá na frente.

Hoje de maneira alguma será um DCA na Bovespa, faltam requisitos para tanto. Não teremos informações vitais para uma melhor análise do dia, pois o mercado de crédito nos EUA, uma fonte de informação muito melhor do que o mercado de ações, está fechado.

Será interessante observar o comportamento do índice Bovespa nos próximos dias caso chegue perto dos 40,4 K, máxima intradia do DD registrado em 08/10, portanto uma resistência, e o dia do maior volume na história da bolsa. Não bastará um dia apenas de fechamento acima desse nível, seria necessário pelo menos 2 dias e por uma margem que não deixe dúvidas, para então imaginar um pull back mais vigoroso.

O nível entre 32 e 33 K é um suporte definido em junho de 2006, além de representar 62% de retração de todo o bull market (quem diria! Em menos de 5 meses de baixa). Cheque isso no 2° gráfico do Bob em “Tentando Botar as Idéias em Dia”.

A mínima intradia na última sexta-feira foi em 33,3 K e se o índice Bovespa visitar novamente esse nível com menor volume, poderá emergir um pull back operável.

Na sexta-feira o volume das ações componentes do SPX foi recorde na história desse índice. Em bear markets, fundos feitos com elevados volumes e sem divergências técnicas positivas (e tampouco por indicadores macroeconômicos) são visitados novamente. A questão é quanto ao lapso de tempo e, nesse caso, não há respostas.

Por outro lado, permanece elevada exposição das pessoas físicas na nossa bolsa que não conseguiram apertar o gatilho. Enquanto não saírem não teremos capitulação dos weak hands e os pull backs terão que ser operados com todo o cuidado.

3 comentários:

KB disse...

O horário que aparece nos comentários do blog está 1 hora adiantado.

Bob disse...

KB, fechamento US acima do DD anterior. Vide fundo em 24/09/2001;23/07/2002; 12/03/2003

aguia disse...

Good, mestre Bob; quanto mais de longe a distância do observador, melhor a panorâmica.

avise nossos técnicos que o RESTAURAR, desta 'janelinha' de coments, não funciona.

( )s prus 2, vou pro Norte.