sábado, 18 de outubro de 2008

É Intrigante a Postura dos Traders de Opções

A volatilidade implícita Vix fechou na última sexta-feira em 70,33% aa enquanto o meu modelo marcava como valor justo apenas 48,9% aa, ainda assim muito acima do que se via no passado. Esse dado revela que os traders de opções estão embutindo nos preços das opções muita incerteza pela frente em relação ao comportamento do SPX. O Vix é também conhecido como Fear Index porque quanto maior a incerteza, maior a insegurança e, conseqüentemente, o medo.

Mas tem um dado intrigante. O sentimento dos weak hands que operam opções revela uma complacência de cair o queixo. A pontuação (pessimismo = 0, otimismo = 10) do sentimento oscilou de 6,9 na semana passada para 5,1 na última sexta-feira, ou seja, total indiferença em relação à meleca em volta.

Seria de se esperar que diante uma situação tão calamitosa que os weak hands em opções revelassem uma extrema apreensão. Pelo jeito essas pessoas físicas que operam opções do SPX não comungam com essa percepção.

Nunca houve um fundo sólido sem que o sentimento predominante entre os weak hands de opções atingisse a nota 8, no mínimo.

Um comentário:

aguia disse...

mestre KB:

sempre achei mais estranho ainda que em épocas tais, não só o pequeno investidor, cara sério e em ENORME número, por isso chamado de 'massa', se agarre tanto aos papeis; como uma criança aos seus bichinhos de pelúcia; em vínculo emocional afetivo até doentio.

não o da criança, course.

mas, idem, o jogador compulsório, o do caça niqueis que vive se abraçando ás opiças, eterno viciado e viciosamente vítima da tratoragem pré e pós exercícios.

no caso do atual, como gradearam tudinho até virar pó, não me surpreenderia com uma virada, já amanhã, pra encher novamente a bola do jôgo, inflando as opiças de compra; mesmo porque tem um puta W armado pôrrraí.

( )