quinta-feira, 23 de outubro de 2008

E La Nave Va

Lá fora o Ted spread (TS) caiu mais 20 pontos percentuais, de 274 pp para 253 pp. É um bom sinal, porém é muito cedo para comemorar.

Essa melhora nem de longe tem se refletido no mundo real das empresas e nem deveria ser diferente, pois a média histórica do TS gira em torno de 45 pp. Todos os spreads das corporações não-financeiras continuam furando o teto. Não tem tido trégua.

Nem têm condições ainda de sair a campo, mas quando tiverem os bancos somente enfiarão a mão no bolso após contar direitinho os mortos e os feridos. O campo permanece muito minado, as surpresas continuam pipocando e os dominós caindo.

Na ISE os traders de opções continuam mantendo a mesma postura fleumática. Caramba, pensei que já tinha visto de tudo nesse mercado! Vide posts a respeito.

Do nosso lado, as pessoas físicas decidiram vender um pouquinho no último dia 20, através de transações diretas na bolsa. Nos fundos mútuos (multimercados excluídos) permanecem congelados. Em resumo, continuam entalados. Anotem, irão "panicar", mas quando? Vide posts anteriores.

Anúncios atrapalhados. Swap lines? Com quem? Argentina? Cruz credo. Já não se fazia isso antes, sem Medidas Provisórias? Nacionalização de bancos? Quanta ironia do destino, por um acaso finalmente o PT está executando o seu programa.

E eu que pensei que eu tinha plotado errado o gráfico do DI (taxa de juros)! O nosso "Ted spread" visitou o espaço sideral!

Enquanto isso o nosso presidente preocupadíssimo com sua popularidade. Contenha-se Bob, senão seu comentário será deletado. Aguia e Fact, fiquem atentos.

4 comentários:

Fact Finder disse...

TED Sp acima de 200 ou acima de 300 é a mesma coisa. É interbancário parado! Imagino que a fase mais aguda passou, mas tão ruim quanto a aguda seria uma crônica meses a fio.
Kay bee, imagine se o Ted Sp se mantiver acima de 200 até o início do ano que vem.
It is gonna be 1929 all over again in sloooooooow motion. :)

Anônimo disse...

Prezado KB,

Primeiro; parabens pelas analises!

Segundo; você acredita que qdo essa montanha de novos dolares circularem pelo sistema financeiro internacional, o dollar perderá valor ? consequentemente será bom para commodities, gold, etc ? o que puxaria nossa bolsa local?

Anônimo disse...

DELEVERAGE de HFs + VAR das tesourarias que apostavam na queda da Selic estourando, Banco BM&F exexutando garantias no mercado ontem... o horror, o horror!

KB disse...

Fact

E vero!

Richard

E seu lhe disser que eu não sei? Essa é uma das vantagens da quilometragem Richard. Eu digo que eu não sei a resposta da tua pergunta sem morrer de vergonha.

O noviço, no afã de se mostrar, acha alguma coisa de tudo.

Minha abordagem não é feita dessa forma. Não faço, jamais, considerações genéricas, pois não me custa concluir o contrário.


Psycho

Esse tal de VAR contraria a máxima de Soros que diz que ganha-se é nos pontos de descontinuidade :)