sexta-feira, 3 de outubro de 2008

A Precificação Se Dá Step by Step

O mercado de ações é um bom leading indicator da economia norte-americana e o SPX um dos seus melhores representantes, pois o seu market capitalization gira em torno de 75% do total. Apesar de ser cantado em verso e prosa que o mercado de ações é uma máquina de desconto de eventos futuros, uma afirmação verdadeira, porém esse mercado não só não é o melhor leading indicator, como também não é o que antecipa os eventos com mais antecedência (lead time).

Um exemplo de sinal falso do mercado de ações foi o crash em 1987 que, apesar do tombo espetacular, sinalizou erradamente uma recessão. Reza a cartilha do ECRI que somente se deve fazer uma aposta quando a maioria dos componentes de um indicador antecedente aponta para a mesma direção, de maneira incisiva e persistente. Em 1987, ano do crash, somente o componente representado pelo mercado de ações, o SPX, sinalizou recessão, sem a confirmação dos demais.

Hoje a Goldman Sachs, uma firma formadora de opinião, anunciou através de seu estrategista, que mudou de opinião em relação à perspectiva da economia norte-americana e que a recessão será muito mais profunda do que imaginava. O ECRI, em geral sóbrio no linguajar, também empregou termos bem mais sombrios do que o de costume: “...the 2008 recession is set to get noticeably worse”. Players importantes, essas 2 instituições contribuíram para o mercado de ações dar mais um passo na precificação dos acontecimentos futuros.

A economia japonesa mostra fraqueza há tempos. Os indicadores da economia chinesa já não demonstram a mesma forma exuberante de antes. A Europa, antes da corrida aos bancos, já havia dobrado seus joelhos.

Já comentei nesse espaço, através de uma conta preliminar, os trilhões necessários para as instituições financeiras reduzirem seus endividamentos, isso somente nos EUA. Esse processo será longo e em parte será feito com a ajuda do Estado, para o desgosto dos mercadistas, e em parte pelas leis de mercado.

É uma opinião subjetiva minha, mas a minha impressão é de que as pessoas ainda não se conscientizaram da gravidade da crise provocada pela redução forçada do endividamento (deleverage) das famílias, principalmente nos países anlgo-saxões, e das instituições financeiras ao redor do mundo.

Arrisco a afirmar, sob o risco de ser pretensioso, que a ficha da Goldman Sachs caiu hoje. Falta cair a ficha do grande público. Meu conselho, aperte os cintos, inclusive no orçamento doméstico, pois essa crise será a mais grave que a minha geração irá assistir.

Quem sobreviver financeiramente e tiver paciência e método será enormemente recompensado mais adiante com as oportunidades fantásticas que surgirão.

2 comentários:

Samuel Ramos disse...

"Meu conselho, aperte os cintos, inclusive no orçamento doméstico, pois essa crise será a mais grave que a minha geração irá assistir."

Mestre KB, partilho da mesma opinião.

Aliás, li outro dia um artigo ressaltando que nessa crise os pros e os investidores experientes estavam mais preocupados que os novatos, quando via-de-regra, costuma ocorrer o contrário.

Sds!

aguia disse...

Mestre KB:


uái?... KD o FACT PÔ!!!???...


meu coment é bem grandão,
aí, vai pro quadro do Blogão.


but?... KD O FACT PÔ!!!???...


um bração.