quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Começaram a Ser Divulgados os PMIs

Sempre no 1° dia útil de cada mês, vários institutos divulgam os PMIs, Purchasing Managers' Index, de diversos países. O PMI Industrial é um indicador antecedente (leading indicator) cuja metodologia é aplicada nos EUA desde a década de 40. Nos EUA, cuja base de dados é a mais longa, o seu grau de aderência à atividade econômica é muito elevado, mas o seu poder de antecipação é baixo (lead time).

Entre os seus diversos componentes, os itens New Orders são os mais forward looking, sendo os que devem ser focados. Com o advento da rede mundial, o acesso gratuito a dados macroeconômicos tornou o PMI menos importante, porém é melhor ter conhecimento sobre sua evolução do que andar nas trevas.

O quadro não é nada animador conforme poderão ver com os seus próprios olhos. E não convém brigar com os números.

China

O PMI da China, que começou a ser divulgado em 2005, acabou de sair há poucas horas. Abaixo mostro os gráficos das médias trimestrais dos componentes do PMI da China. O foco tem que ser sobre os componentes New Orders e o New Export Orders, particularmente esse último. Mostro também os gráficos das médias trimestrais dos componentes Imports e Input Prices.

Vale sempre a lembrança de que sob o enfoque da despesa, o Pib é a soma do consumo + gastos governamentais + investimentos + balança comercial+ variação dos estoques. Na China os 3 primeiros itens são os principais, particularmente os investimentos. Em 2006 o peso da balança comercial sobre o Pib chinês foi de apenas 7% (fonte: WTO), motivo pelo qual em geral se dá menos atenção aos seus números.

No entanto, uma avaliação mais acurada revela que a soma das exportações e importações sobre o Pib chinês (Trade to GDP ratio) foi de 66% em 2006 (fonte: WTO). Para se ter uma idéia, esse mesmo ratio no Pib brasileiro foi em 2006 de apenas 22% (fonte: WTO).

Esse é motivo pelo qual venho alertando sobre a vulnerabilidade da China diante do processo global de deleverage financeiro. Poucos analistas ressaltam que uma parcela dos investimentos, a conta que mais se destaca no Pib da China, advém das atividades de exportação e importação, além do impacto sobre a geração de empregos.

Embora o componente New Orders, o mais importante entre todos, tenha mostrado contração no 3° trimestre de 2008, e convém enfatizar que foi pela 1ª vez desde 2005, houve uma ligeira expansão no mês de setembro. Mais uns poucos meses e saberemos se a pequena reação deveu-se ao término das Olimpíadas. De qualquer forma, o gráfico trimestral não é nada bonito.


Fonte: CFLP/ CLIC/ LFRC

New Export Orders continua em ritmo de desaceleração visível, inclusive no mês de setembro. Esse é um grande problema. Observe no gráfico trimestral abaixo.


Fonte: CFLP/ CLIC/ LFRC

Como as exportações reduziram o ritmo no trimestre, o mesmo aconteceu com as importações. O mês de setembro mostrou um quadro semelhante, ou seja, desaceleração visível nas importações.


Fonte: CFLP/ CLIC/ LFRC

A boa notícia foi a redução da pressão sobre os preços dos insumos que era perigosamente galopante até o mês de julho, tendo despencado nos meses seguintes, inclusive em setembro. Dessa forma, a tarefa do banco central chinês, que começou a afrouxar a política monetária, ficou facilitada.


Fonte: CFLP/ CLIC/ LFRC

Japão

Em relação ao Japão, dado divulgado em 29 de setembro, mostrarei apenas a manchete na publicação do PMI: “Operating conditions in the Japanese manufacturing sector deteriorated markedly. Job shedding intensified.” (fonte:Nomura/Markit)

Europa

A principal manchete na divulgação do PMI – Bloomberg relativo à Europa:

“The latest Bloomberg Euro-Zone Retail Purchasing Managers’ Index ("PMI®"), based on a mid-month survey of economic conditions in the euro area retail sector, fell from 47.7 in August to 46.2 in September, registering a drop in euro-zone retail sales for the fourth consecutive month and one of the largest monthly declines recorded since the survey began at the start of 2004.”

EUA e Brasil

Os respectivos PMI Industriais serão divulgados hoje na parte da manhã.

Bottomline: vai brigar com os números?

Nenhum comentário: