quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Um Dado Para Ficar de Olho

Building Permits, um indicador antecedente que antecipa a atividade no setor imobiliário em cerca de 2 trimestres ainda não deu sinal de vida. No entanto, o índice que agrupa as ações das principais construtoras nos EUA, que registrou um pico em 28 de julho de 2005, portanto com uma antecedência de 1 ano e meio do início dos primeiros sinais de problemas no mercado imobiliário(no final de 2006), tem mostrado recentemente uma notável resiliência diante dos tremores bursáteis.


Fonte: Yahoo/ KB

Para quem não sabe, o SPX é um indicador antecedente que inclusive compõe o indicador composto da Conference Board e o do ECRI, com um lead time em torno de 3 a 6 meses. O índice das construtoras antecipou em 1,5 ano o início dos problemas no setor.

Se vai manter tanta antecedência em sinalizar o ponto de inflexão o tempo irá dizer, pois a sua curta história não permite regredir algumas décadas para testar essa hipótese. Não enxergar a onda no mercado de ações pode causar um afogamento, mas se o investidor se antecipar demais o efeito pode ser tão devastador quanto.

Portanto, é muito cedo para comemorar, pois uma andorinha não faz um verão, e nada impede que o índice volte a mergulhar juntamente com os demais setores. No entanto, convém ficar de olho nesse índice e se outros indicadores começarem a dar sinal de vida, poderemos mais adiante assistir a um pull back mais memorável.

Nenhum comentário: