domingo, 12 de outubro de 2008

Lembre Disso no Momento Adequado

A solução da crise passará pela assunção de dívidas do setor privado pelos Tesouros dos principais países desenvolvidos e pela solução Keynesiana de aumentar os gastos. Conseqüentemente as dívidas públicas brutas, que é a medida da necessidade de funding, irão explodir.

Mostrei outro dia que o juro real dos títulos do Tesouro de 10 anos está atualmente em parabólica devido ao fato do mercado estar precificando o cenário acima descrito, mas que por estar sendo compensada pela redução da expectativa inflacionária, a taxa nominal está bem comportada.

Suponhamos agora que em algum momento de 2009 a economia mundial comece a pegar no tranco. Claro que antes os preços das ações teriam subido, afinal os lucros iriam melhorar. No entanto, as expectativas inflacionárias, atualmente abaixo de 1% aa nos EUA para os próximos 10 anos, iriam galgar patamares muito, mas muito mais elevados.

Como as necessidades de funding dos Tesouros não teriam diminuído, o resultado seria uma alta explosiva na taxa nominal de juros que, como conseqüência iria abortar os ensaios de um bull market.

Lembre-se disso em 2009 porque se fizer sentido esse cenário, e deixemos para rever essa possibilidade no momento adequado, a postura de compra-e-segure iria novamente fazer tantos estragos como tem feito nos dias atuais.

5 comentários:

aguia disse...

meu Mestre:

c/ cordo c/sigo (grande novidade...).

'compre-e-segure', just now, aos meus ouvidos sôa tipo assim passe a corda no pescoço e chute o banquinho.

o que penso ser mais provavel (pelo menos bem mais ajuizado seria) é que muita gente, surfistas ainda um punhado, ao ter um salvador suspiro, tipo mais uma bóia jogada, depois dos sucessivos sufôcos; vá então aproveitar algum repikin e cair fora da praia; tomara: a tsú, se der canja neste porre, vai ser só de ressaca.

como está pintando - talvez, quem sabe e quiçás - algo no CCCP, ainda esfumaçado pelo tal circuito que pode mais ter atrapalhado q ajudado a visão do observador.

e isto, também neste particular; como você diz sôbre o geral e prega no poste; só os próximos dias traduzirão.

propuz ao Bob um bate bola, com as bolas dêle; as suas e as do Fact; about it; para a gente ver se dá para vitaminar as entorpecidas engrenagens da porta de saida de alguns ainda indecisos recém depauoperados.


bração.

Samuel Ramos disse...

com solução keynesiana, nacionalização ou não, a bronca é too big to bail

pib global 50 tri, derivativos mais de 500 tri, o mundo virou um hedge fund

Bob disse...

“Isto ainda não é o fim e nem mesmo o princípio do fim, mas é, talvez, o fim do princípio” (Winston Churchill).

aguia disse...

BOB:

ou o relógio do blog tá adiantado 1 h ou o meu tá atrazado, ou, pior, o fuso de alguém pôrrrraki entrou em parafuso.

two questions:

1.how many hours in your clock now?

2.já separou uns trocados para surfar o DCA do KB amanhã?

êta ingrêis...

( )ão.

KB disse...

o relógio do blog está adiantado em quase 1 hora.