segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Se o Investidor Norte-Americano Servir de Parâmetro...

Embora eu não consiga comprovar, eu arriscaria afirmar que o único aspecto que diferencia o investidor norte-americano do brasileiro no mercado de ações é o fato dessa opção ser natural no caso deles e uma exceção no nosso.

Não deixa de ser uma diferença e tanto, porém de resto é tudo igual, as mesmas emoções, os mesmos erros. Em geral são investidores quando a tendência de alta se torna madura e, portanto mais perto da fase terminal, e especuladores no nascimento de um secular bull market.

Eu tenho a base histórica do fluxo dos investidores pessoas físicas nos EUA nas aplicações nos fundos mútuos de ações desde janeiro de 2000, 2 1/2 meses antes do término de um longo bull market. Aqui em nosso país, a minha curta base de dados indica que o perfil da pessoa física que opera diretamente via bolsa é diferente do que investe via fundos mútuos. Nos EUA eu não arriscaria um palpite, porém o que eu tenho para mostrar é apenas o comportamento das pessoas físicas nas suas aplicações nos fundos na década em curso.


Fonte: Yahoo / ICI / KB

O gráfico mensal do SPX acima desde janeiro de 2000 mostra na parte superior o fluxo mensal normalizado dos investidores pessoas físicas e a curva vermelha na parte de baixo o fluxo acumulado. Importante: embora a barra de preços do SPX no mês de setembro de 2008 tenha sido plotada no gráfico acima, o fluxo referente ao mês não foi plotada porque o dado ainda não foi divulgado.

A história mostrada no gráfico não é muito longa, mas mostra que:

(a) em algum momento uma parcela das pessoas físicas jogará a toalha;
(b) nem todos jogarão a toalha;
(c) antes do final de uma tendência de baixa haverá pelo menos um fluxo mensal muito negativo em um determinado mês;
(d) não saberemos de antemão o quão negativo terá que ser esse fluxo para servir de sinalização do esgotamento da baixa;
(e) quem violou a regra n° 6 ao comprar na 1ª ou na 2ª seta vermelha, da esquerda para a direita, se precipitou e, além de um enorme susto, correu o risco de entrar em pânico mais adiante.

Nenhum comentário: