segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Um Pouco de História: A Tríade do Laissez Faire

Navegando na internet por uma daquelas inexplicáveis coincidências eu me deparei com o sítio Women In the News, onde é contada uma história que eu presenciei e por isso relatei no meu último texto sobre os fundamentalistas do mercado, Greenspan, Rubin e Summers. Posso agora oferecer uma prova testemunhal sobre o ocorrido.

Brooksley Born, membro da Comissão Norte-Americana dos Mercados Futuros (U.S. Commodity Futures Trading Commission), uma agência federal regulamentadora dos mercados futuros, entre 1996 e 1999, alertou o Congresso na década passada sobre a bomba atômica dos derivativos.

Em seu depoimento essa senhora descreveu o quão opacos e complexos são os instrumentos conhecidos como derivativos (endeusados por consultorias como GaveKal como sendo a invenção do século) e recomendou às autoridades uma maior supervisão.

Quem a destratou e a ridicularizou? Greenspan, Rubin e Larry Summers que a chamaram de ignorante sobre os mercados. Leiam em “Four Financial Horsewomen Who Warned of the Apocalypse”.

Um comentário:

aguia disse...

fui lá e li: vive la femme!... até a saudosa "Tanta", né? kinem nóis tão pititim aki, em outra praia, leeembra? e Sir Alan Pilatos e sua turma de sabichões 'não viu nada'!

ainda bem que a turma nova é "OUTRA", né uái? (rsrs).

foi bem em sua lenta viagem?...e poupou o cavalo, hã?
pôiZé; daqui pra frente, se cuide com o tal pó de cipó.

kkkk ( )ão.