terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Alerta da Fedex em 20 de Setembro de 2007

FedEx warning sparks economy worries” (tradução: Alerta da Fedex espalha preocupação sobre a economia) foi o título de um pequeno artigo no sítio da Business Week em 20 de setembro de 2007, precisamente 20 dias antes do topo histórico do SPX.

Nesse dia o SPX fechou em 1519 pontos, porém eufóricos com o corte acima do esperado da taxa de juros pelo Fed no dia 18 daquele mês, os investidores ainda empurraram o índice para o seu recorde no dia 10 de outubro de 2007 quando assinalou 1562 pontos.

Mais vale algumas palavras dos CEO/CFOs da Fedex e da UPS do que quilos de relatórios da banca. O desempenho dessas 2 empresas é o retrato instantâneo da economia dos EUA sendo um dos melhores coincident indicators, porém as declarações sobre o futuro da economia dos CEO/CFOs um dos melhores leading indicators macroeconômicos.

Yahoo-Monday December 8, 4:30 pm ET (08 de dezembro de 2008 às 16:30)

Second quarter results benefited from rapidly declining fuel prices and continued cost management,” said Alan B. Graf, Jr., executive vice president and chief financial officer. “However, demand for our services weakened sequentially throughout the quarter and global economic trends continue to worsen, substantially reducing our second half outlook. We are adjusting our expense plans to more closely align with the weaker business conditions, and are now targeting capital spending of $2.5 billion for fiscal 2009, down from $3.0 billion at the start of the year.”

Tradução:

“Os resultados do 2° trimestre (encerrado em 30 de novembro de 2008) foram beneficiados pela queda nos preços dos combustíveis e pelas reduções dos custos administrativos” disse o CFO (principal executivo financeiro) da Fedex. “Todavia, a demanda pelos nossos serviços enfraqueceu durante todo o trimestre e a tendência da economia global continua piorando, reduzindo substancialmente a perspectiva do 2° semestre (período entre dezembro de 2008 e maio de 2009). Nós estamos ajustando os nossos planos de modo a ficarem compatíveis com o ambiente econômico mais fraco e estamos, no momento, reduzindo os investimentos no ano fiscal de 2009 de US$ 3,0 bilhões para US$ 2,5 bilhões.”

Um comentário:

Fact Finder disse...

Com aprox. 70% do PIB baseado no consumo do cidadão, o indicador FDX parece bem apropriado.
Ontem o papel levou o maior tombo desde o Crash 87' on earnings warning. Ouch!