terça-feira, 2 de dezembro de 2008

lembrando o copiador Sakata e olhando o intraday

just now, DJIA, no chart de 5', acaba de fazer um lindo ETTNPH (Eight To Ten New Price High), Figura incrivel, se bem 'exótica' (by Fact) que poucos traders se dão ao trabalho de observar, mesma que se aplique a qualquer tempo, curtíssimo ou não e à qual, os analistas gringos, 'ajustaram' por conta própria o Ten para Eleven... BUT...o primordial ao observá-la é notar que cada candle deve apresentar, no candelabro sequencial, um NEW price (topinho mais alto que o do candle anterior, no caso enfocado), seja High (como esta Figura) seja Low; quando a figura interrompe uma cascata de velas cadentes (candentes, até daria para dizer quando sobem, né?... rsrs, tipo as nove aqui irradiadas, para ver há que se checar a hora, foi bem ali no último back); e mais curioso ainda, ela apareceu exatamente após o mercado ter desenhado a outra, a ETTNPLow, com onze candles descendentes alinhadinhos na fileira, marcando anteriormente uma reversão up, coisa linda (registro como simples curiosidade apenas).

4 comentários:

Bob disse...

Tu anda estudando, né!!!!

aguia disse...

quá, de vez em quando a gente lembra de algo da porrada de cursinhos e do tanto que leu...

esclareci esta merda uma vez lá na praia antiga, para o Lizard, faz tempo... ré mini ciências.

e o kuelhin, k´rái?!

( )ão e vê se joga um balde de água fria no nosso impassivel e inatingivel fleugmático Vampirão, senão êle vai ter que abdicar da carreira diplomática tipo mexeu o pau comeu e do cargo de Ministro Chefe do TiBtamarati (rsrs).

shsakata disse...

Wikipedia... Greenspan e Crise de 2008

Origens da crise

Tudo começou em 2001, com o furo da "bolha da Internet". Para proteger os investidores, Alan Greenspan, presidente da Reserva Federal Americana, decidiu orientar os investimentos para o setor imobiliário. Adotando uma política de taxas de juros muito baixas e de redução das despesas financeiras, induziu os intermediários financeiros e imobiliários a incitar uma clientela cada vez maior a investir em imóveis.

Foi assim criado o sistema das hipotecas subprimes, empréstimos hipotecários de alto risco e de taxa variável concedidos às famílias "frágeis", ou seja, para os clientes apelidados de ninja, do acrônimo em inglês no income, no job, no assets (sem renda, sem emprego e sem patrimônio). Na realidade, eram financiamentos de casas, muitas vezes conjugados com a emissão de cartões de crédito, concedidos a famílias que os bancos sabiam de antemão não ter renda familiar suficiente para poder arcar com suas prestações.

Num passo seguinte, os bancos que criaram essas hipotecas criaram derivativos negociáveis no mercado financeiro, instrumentos sofisticados para securitizá-las, isto é, transformá-las em títulos livremente negociáveis - por elas lastreados - que passaram a ser vendidos para outros bancos, instituições financeiras, companhias de seguros e fundos de pensão pelo mundo afora. Por uma razão que se desconhece, as agências mundiais de crédito deram a chancela de AAA - a mais alta - a esses títulos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Crise_econ%C3%B4mica_de_2008

shsakata disse...

O que eu tenho ouvido e lido em todas as mídias é que esta crise é a maior desde 1929. Naquela época, os mercados só começaram a se recuperar do Grande Bear Market entre 1946/49.

Creio que o Bear Market de LP em curso deva durar entre 11 a 19 anos, a serem contandos desde o topo de 1999 do ratio entre DJIA/Ouro quando atingiu o seu maior valor histórico:

http://stockcharts.com/c-sc/sc?s=$INDU:$GOLD&p=W&st=1999-01-01&en=2002-01-01&i=t65814074046&r=847

Obviamente, haverá mini-bulls que podem ser bem apreveitados.