terça-feira, 23 de dezembro de 2008

David Rosenberg e Roubini

David Rosenberg da Merrill Lynch, um dos poucos economistas da banca que bateu o pé e insistiu com sua projeção bearish desde meados de 2006, azar do seu empregador que não lhe deu ouvidos, rebaixou sua previsão de crescimento do Pib dos EUA relativo ao 4° trimestre de 2008 para -6,7% aa (trimestre contra trimestre imediatamente anterior, taxa anualizada).

Se não é a mais pessimista, decerto que é uma das mais. A banca continua revisando para baixo as previsões sobre a economia norte-americana e o SPX segue junto, afinal não deveria ser diferente.

Abaixo as suas previsões para os demais trimestres:


Fonte: Merrill Lynch

Se o consenso caminhar para esse cenário, eventual reação no 1° trimestre de 2009 não passaria de um pull back, embora o meu palpite (e não passa disso) é que a reação, se vier, seria aproveitável e com sinais para posicionamento com menor risco do que os anteriores.

Roubini, que não trabalha diretamente para a banca, prevê que a recessão se esticará até o final de 2009. Esse é o meu cenário preferido, o que não quer dizer absolutamente nada, e caso essa hipótese se materialize o fundo do bear market aconteceria em outubro de 2009, as usual, com pull backs durante a trajetórica, naturalmente.

A propósito, Roubini enxerga o Dólar em bull market por longos meses e sua razões repousam em 4 pilares: deleverage (redução do endividamento), aversão ao risco, diferencial de crescimento e status de reserva de valor.

5 comentários:

Unknown disse...

KB,

Vou aproveitar esse post para agradece-lo por tantas informacoes e "aulas". Ja mantive alguns dialogos com o aguia neste mesmo espaco e sempre os acompanho, mesmo que as vezes me mantenha como "aluno acanhado", do tipo que nao ousa interromper o professor.

Voce, o Fact, o Bob e o Aguia formam um time realmente imbativel na bloguelandia.

So nao aprenderam a torcer ainda, mas ha tempo ;o)

[]s a toda a equipe.

p.s.: So o Fact tem blog proprio?

KB disse...

1-se aproveitou a madrugada para ler esse post, releia-o, pois eu tenho a mania de inserir um texto para em seguida ir ajustando até a versão final. No caso desse texto, a mexida foi radical, pois acrescentei um quadro e as estimativas de Roubini;

2-muita gentileza tua em chamar de "aulas" os textos do TiB, mas se esculhambar também não tem problema. Mas se o fizer, faça-o com elegância :) que a gente levará na gozação;

3-Só o Fact tem blog. Se você encontrá-lo por ai nos dê um toque :)

KB disse...

Dirceu Junior disse...

"So nao aprenderam a torcer ainda, mas ha tempo ;o)"

o aguia vai vestir a carapuça, rsrsrs

aguia disse...

veneravel KB:
15 pilas por usar um certo têrmo ontem, tipo 'suks', pô.
êste bandido dêste gosador Dirceu aí ("JR", by me), é MAIS um torcedorzinho de time merda por certo, BUT, é meu revisor de Português (rsrs) - um cara supimpa - sI quer saber; pena que aparece muito pouco pôrrrraqui.
... já about o que pregou hoje no seu poste: desta vez, quanto à oportunidade e longevidade do pull - e como sempre, quanto ao resto - afino todas as 4 cordinhas de meu cavaquinho com seu violino Stradivarius (o que 'sei que não quer dizer nada', senão pra mim e já tá é bão).

Dirceu JR: vc viu...no alerta dêle, como o 'Vampirão' é performático?... e eu vivo dizendo; e todo mundo acha que é joke... já aconteceu, do cara, passar uma noite, inteira, bolando, só para "trocar uma vírgula" (é sério).

quá... e viva a enciclopédia BARSA!!!...putz & k´çild's!

[ ]ão pro 6 dois:)

Unknown disse...

Grande aguia, e eu que pensei que era novo post! Nada tinha de Roubini ontem, muito menos previsoes em quadrinhos...

Quando vou ler os comentarios, deparo com os meus proprios! Mas como, se ainda nao tinha lido isso, apesar da sensacao de "deja vu"?

O KB capricha mesmo. Manda muito bem.

E esculhamba-los, KB, vai ser dificil. O TiB e um dos meus prediletos (se nao for "o") blogs/sites de economia.

Se bem que voces andam dando brecha. Esses timecos de voces... E em 2009, qual vai ser a final em MG? Que piada, campeonato ou torneio de 2?

Criancas, um feliz natal pra voces (todos os TiBs) e um 2009 de muito, muito sucesso!

[]s, Dirceu Junior