quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Credit Expensive For Good?

Há uns meses - enquanto o TED Spread ainda estava acima dos 3% - deixei na área de comentários do TiB uma manifestação: a de que passada a fase mais aguda da retração do crédito, o aspecto mais importante seria saber em que patamar iria se estabilizar o seu custo, e de que permanência prolongada desse indicador na faixa dos 2% seria asfixiante para as economias do G-7 e de tabela, para os demais países. Pode ser que me engane, mas acredito que seja esse o cenário mais provável para os próximos meses.

Isso torna-se mais preocupante se considerarmos que as taxas de juros nominais nas economias dos EUA e da Europa estão em "multi-year lows". Ou seja, a partir de determinado momento a influência da política monetária será nula. E o instrumento expancionista mais utilizado no pós-Guerra terá se esgotado. Em um ambiente deflacionário desse cash is king, já que a aquisição de assets tende a ser um investimento perdedor. Os preços delas são declinantes.

O chart acima mostra como uma queda abrupta da Libor - abaixo da área importante de 2,50% - não se traduziu em normalização do Ted Spread em patamares considerados normais. A explicação, claro, está no fato de que yields de curto prazo (Treasuries Notes) despencaram ainda mais.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sr. KB
Leio mais o senhor qu eh quem escreve mais aqui. Desde q descobri este blog eu tnho aprendido muito e passou a ser importante d mais para mim prestar muita atençao e tentar entender e aprender sem a pretensao de aparecer mesmo porq naum tenho conhecimentos suficientes para isso e muito menos intençao de aparecer ja que dar brilho a anonimato me parece algo simplesmente ridiculo.
Tentei me cadastrar aqui mas naum achei o local e assim jamais espere provocaçao de minha parte pelo menos e acolha com complacencia a observaçao q farei a seguir.
Mesmo q os paises do G-7 sejam os lideres economicos mundiais naum apenas Ls como os outros 23 da OCDE dentro em breve ficaraum sem a tradicional eficacia do instrumento do uso de taxas negativas contra a recessao ja instalada como no caso dos EUA que so agora que ela faz um ano a admitem. E se inferi corretamento do que afirma isso naum refresca nem um pouco para paises como o nosso jah pre-inflacionario que pratica taxa muito elevada jah q ha momentos como o atual em que a confiabilidade do emitente de um titulo publico fala muito mais alto que o rendimento.
Considero uma maxima a ser meditada entendida e praticada a sua expressao de que agora cash is king e como foi escrito aqui no blog que o seu pseudonimo significa King Bear vejo tambem aih uma fina ironia igual a da coincidencia entre aspas da criaçao deste blog justamente no inicio da epoca de caça do urso.
Desculpe-me por alongar o comentario que eh o segundo que faço e dai ter tanto a dizer.
Com relaçao as notas de tres meses do tezouro americano inferi que sua rejeição no mercado nada tem a ver com os yields e nem com o prazo e sim com o fato de que os grandes aplicadores ou refugiados a melhor dizer ja passam um evidente sinal de que esperam um longo periodo de sobrevida para a atual crise mundial que hoje ja naum eh apenas financeira logicamente e dai preferirem Notas ou Bonus de mais longo prazo que melhor atendam segurança sem pressa e caso possivel melhor renda consequente mesmo que pequena pois em dolar ja forte.
No caso do nosso amado Brasil vejo pior e ao contrario uma complicada sinuca de bico devido a relaçao entre a inflaçao preventiva que jah estah sendo praticada afrontando a viseira das autoridades economicas e as barbas do nosso presidente e a taxa oficial tao elevada que pelo jah dito naum servirah de atrativo a grandes investidores institucionais. Por outro lado a autoridade monetaria pelo momento politico naum terah como explicar ao nosso alienado poder e nem muito menos a naçao a majoraçao da selic para conter escalada de preços e s serah o quadro.
Teremos entao como no passado uma anomalia de recessao com inflaçao?
E lhe pergunto ainda como se denomina s momento economico e como se trata um quadro assim?
Finalmente e ufa se me permite quero comentar ser muito empolgante e realmente didatico assistir a s seu jah frequente dialogo com o Anonimo dos pontinhos. Certamente o senhor deve estar tambem tendo grande proveito nisso ou naum perderia tanto tempo dando tamanha relevancia a isso a naum ser q se trate de algum grande amigo seu e estejam fazendo uma encenação de carater cosntrutivo.
S senhor apesar de um pouco agressivo parece saber muito mesmo e estah conseguindo aparecer brilhantemente seja nivelando-se a alguem legendario ou por fineza sua fazendo o contrario. Continuem assim que eh muito divertido assistir este duelo apesar de ser mais de espadas. Desde que conheci o seu blog e li com grata emoçao pela primeira vez o lendario KB de que muito houvera ouvido falar em foruns o admirei muito e por isso estou admirando muito tambem estar assistindo isso aqui. Gostaria que o senhor informasse o e-mail deste senhor como temos o seu no seu perfil para quem desejar tentar acesso também aqueles conhecimentos jah demonstrados pois deve ser tambem e da mesma forma um doador acessivel e atencioso.
Parabens por motivos diversos e obrigado por continuar no blog com suas preciosas aulas de alto nivel tao respeitadas pelos demais. Entendi num daqueles talvez edificantes dialogos que o senhor iria parar de escrever por ausencia de somatorios e espero q tenha mudado de ideia sobre isso por outros motivos os meswmos q motivaram o nosso misericordioso Jesus.
Sou um paciente aluno aqui e tento apenas aprender com humildade.
Obrigado respeitosamente e por favor continue sendo o genial e incomparavel KB de quem sempre tanto ouvi falar pelos singulares indicadores e complexos conhecimentos alem de pelo fino trato e proverbial humildade.
Caso tenha ocupado tanto espaço que ateh atrapalhe o bolg senhor pode apagar que naum me ofenderei.

Tudo de bom para o senhor e seus colaboradoes.

Anonimo III.

Anônimo disse...

Senhor Fact:

Estou envergonhado pois só agora me dei conta que o trabalho sobre expansao de credito foi postado pelo senhor.
Espero que me desculpe jah que naum tive a minima intençao de ser desrespeitoso consigo.
Eh q sendo o Sr. KB quem mais aparece aqui no blog dos senhores noite adentro eu li o auto e naum tive a parcimonia e o indispensavel zelo de ver o autor.
As considerções especificas sobre o assunto da expansao de credito mesmo que naum pertinentes ou interessantes eu dirigi na verdade foi aas suas sempre brilhantes colocaçoes e os acréscimos fora da pauta dirigi ao senhor KB.
Me perdoe o nervosismo evidente de um neofito em postagens desta natureza e pelo menos tente perdoar-me o imeperdoavel equivoco.

Meus respeitos e quero lhe informar que foi pelo seu blog que achei este aqui e se lah onde soh ia e continuo para filar de graça agua pura na fonte nunca tive coragem de comentar o senhor agora pode ver o motivo do desconforto deste trapalhao.

Desculpe este seu jah antigo devedor sempre agradecido e que o recomenda em suas preces.

Anonimo III