segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Reversion To The Mean

Uma das premissas da Teoria Dow é o famoso "price discounts everything" (o preço desconta tudo). Das 3 premissas fundamentais é a que considero mais importante. O preço dos assets reflete a opinião da indústria mais competitiva do mundo, que é a de fundos.

O chart acima que acompanho regularmente traz o retrato fiel da propensão à risco do smart money. A linha branca representa a grosso modo o Ibovespa em USD (ETF Brazil). No timespan delineado vê-se claramente regiões de extremos de risk-taking em renda variável, intermeados por uma região de transição. Esse diagnóstico é tão simples quanto desconcertante ("Keep it simples stupid").

O nascimento de um novo bull market - que no momento não passa de wishful thinking - eventualmente deixará pistas ao longo do caminho. E não será percebido pelos que têm pouco tempo de janela. Quando isso ocorrer os leigos estarão saturados de opiniões e análises insípidas que se repetirão indefinidamente, obras de profissionais financeiros tentando segurar seus empregos. Uma das pistas deixada pelo price action será ver a linha branca cruzar as demais de baixo pra cima (crossover), mostrando desarme de posições defensivas. Obviamente que esse movimento pode ser errático em algum momento, já que dificilmente haverá uma V-type recovery no cenário macroeconômico. Daí não convém "cair de cabeça" quando isso ocorrer. Charts never lie.

4 comentários:

Anônimo disse...

Prezado ... esse acesso no stockcharts é pago???

Fact Finder disse...

Exato. O meu é.

aguia disse...

Mestre FACT:

... passei todos êstes dias destas auto concedidas férias, lendo; e, no tempo que sobrava, lia mais um pouco... daí que li de tudo um pouco e só sobrou, depois de passada a velha peneira, como sempre, muito pouco; e dentro dêste pouco, além dos gentis comentaristas do TiB, e das raras
e extremamente selecionadas, e seletivas, mensagens de niveis de pico que recebo (pô, nem eu mesmo, sei meu e-mail); vi, bem aqui debaixo do meu bico, na enferrujada, porém finíssima peneira: êste SEU POST!!!...but, por que cargas d´água, sinceramente?... "eu não sei"...rsrsrsrsrs.

pela enésima vez: FELIZ ANO NOVO de 2.011!...(ôps?!...)

aguia disse...

ah sim... lembrei-me que outro dia, perguntei aqui se nevava em Boston e isto porque um dos mais temidos Indicadores gringos de Fim de Ano - antecipa o humor
do market no ano seguinte - é o tal execravel BOSTON SNOW INDICATOR (rsrsrsrsrsrsrsrs... mas, falo sério).