sábado, 6 de dezembro de 2008

Novas Projeções do Barclays

Que eu saiba um dos primeiros bancos a divulgar projeções sobre a taxa de crescimento do Pib norte-americano bem abaixo do consenso foi o Goldman Sachs (GS) há umas 2 semanas atrás (tem um texto a respeito no TiB), se a minha memória não falha.

Relembrando, o GS projetou uma taxa de crescimento de -5% aa (negativa, trimestre contra o imediatamente anterior, taxa anualizada) no 4° trimestre de 2008, -3% no 1° trimestre de 2009 e -1% no 2° trimestre de 2009 e, a partir de então, taxas de crescimento ligeiramente positivas.

Nessa sexta-feira o Barclays divulgou as suas novas (new) projeções das taxas reais de crescimento do Pib dos EUA e comparou com as antigas (old). O quadro abaixo as relaciona:


Fonte: Barclays Capital

Não me consta que o GS tenha alterado a sua projeção relativa ao 1° trimestre de 2009, de -3%aa. Se eu estou certo, a estimativa do Barclays, em relação a esse trimestre do ano que vem de -4,5% aa, passaria a ser a mais pessimista entre os bancos que eu acompanho.

Infelizmente o relatório do Barclays nada mencionou sobre o 2° semestre de 2009, porém pela seqüência das projeções eu creio que deva ser semelhante à do GS, ou seja, ligeiramente positiva.

O ponto importante é que o ponto de inflexão da economia poderá ocorrer, segundo os economistas desses 2 bancos, no 2° trimestre de 2009. Por ora eu me inclino a concordar com eles.

Uma vez projetado o ponto de inflexão recue 1 trimestre e obtém-se o fundo do SPX que se situaria, se a projeção do ponto de inflexão estiver correta, em algum momento do 1° trimestre de 2009. Em resumo, a minha projeção preliminar sobre o timing de um importante fundo do SPX não mudou em nada.

Não quer dizer que esse exercício seja suficiente para se mergulhar no mercado na ponta de compra. Significa apenas que no começo do ano que vem eu estarei ainda mais atento na caça de qualquer coisa que “walks and smells like a bull”.

Nesse sábado à noite eu pretendo divulgar uma avaliação sobre se já existe algo que esteja se movendo de maneira semelhante ao bicho objeto da caça.

Adendo (às 2:00 do dia 08/12):

1-Preparativos de viagem impossibilitaram que eu apresentasse o prometido acima;
2-Estimativas do Barclays Capital para o 3° trimestre de 2009 igual a 2,0% aa e 3,0% no último trimestre.

Um comentário:

Anônimo disse...

KB,

aproveitando o tema do seu post; não sei se você já visitou o seguinte sitio.

http://www.dshort.com/docs/recession-table-detailed.html

O autor elaborou uma tabela com as recessões desde 1953, comparando com o comportamento do S&P500.
Através da tabela apresentada no sitio podemos visualizar a antecipação do fundo do mercado acionário(no caso representado pelo S&P500) em relação ao fundo da economia ao final da recessão.
Utilizando minha humilde HP-12C calculei os dias de antecipação; eles variaram de recessão para recessão, mas podemos considerar uma média de 4 meses e alguma coisa...chancelando com seu comentário de 1 trimestre.
Abs

Richard