sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Flash Eurozone PMI

Flash PMI é uma prévia do PMI, esse último divulgado no 1° dia útil de cada mês. O Flash PMI é o resultado de uma pesquisa parcial envolvendo 85% do total das empresas pesquisadas para o levantamento do PMI definitivo.

O Flash PMI referente à zona do Euro foi divulgado no dia 16 de dezembro (problemas de conexão devido às chuvas me impediram de divulgá-lo no próprio dia) e apresentou as seguintes manchetes:

Output Index, …, edged down further below 50.0 in December to reach a new record low. Output has now fallen for seven consecutive months,…”

Tradução: O Índice de Produção, ..., caiu bem abaixo de 50% em dezembro, tendo atingido um novo recorde de baixa. O Índice caiu pelo 7° mês consecutivo,...

New orders posted the largest drop in the survey’s history, reflecting new record rates of decline in both manufacturing and services.”

Tradução: Novas Ordens (o componente do PMI com o maior poder de antecipação da produção futura), sofreu a maior queda de sua história, tanto no setor industrial quanto de serviços.

O gráfico mensal abaixo mostra a evolução de Novas Ordens desde o final da década passada:


Fonte: Markit

Chris Williamson, Chief Economist at Markit: “The December flash PMI suggests that the Eurozone economy contracted by 0.6% in Q4, pointing to a marked deepening of the recession from the 0.2% declines seen in the previous two quarters...”

Tradução:O Flash PMI de dezembro sugere que a atividade econômica na zona do Euro caiu 0,6% no 4° trimestre de 2008, sinalizando um aprofundamento da recessão que já havia produzido quedas de 0,2% nos 2 trimestres anteriores.

Um comentário:

aguia disse...

...quanto a SEC, vc viu que IMPASSIVEL VERGONHA!!!???

about seu rico Issue como sempre a tempo e a hora - e muitas vêzes até antes, mostrando o ôvo ainda dentro da galinha - apenas observo; e a seguir lembro, para conferência pós-calmaria, 'duas' pobres commodities, pulando entretanto, o esperado pull de médio prazo - que vindo mesmo - vai dar para tocar de ouvido, tal o seu barulhão dentro da inesquecival loja de cristais; rs.

assim, como vão emergindo, paripassu, as medições que mostram agravar-se o quadro depressivo Mundial, como estávamos carecas de saber e roucos de berrar, só resta mesmo, se premente a sêde e a não continuar iceberguianamente imovel, usar um pouco da liquidez em algo tipo indústria química de anti-depressivos.

o ato de investir hoje, exceção feita aos bulls (os de touradas, course, que o fazem em cruel sacrifício, já que os bois chapa-brancas roncolhos, tipo segura-peão, se conta mas não contam; e, pelo que parece, nem assim vão dar conta), deixa poucas alternativas; pois a primeira, o gold, foi muito longe e agora está sendo usado para fazer caixa (terras?... espero que sim, bala na agulha da 12, esperando gringo, como bem sabe).

segunda: depois que a poeira SUMIR (não basta baixar, porque pode dar rebarba que vai exigir quarentena e barba de môlho), tipo 2.011 (10, 12?...veja que nossa tsú é a pior dos últimos 70 anos e quem afirma é aquela tal turma de gringos perita em medir tais troços); e ao iniciar-se novo ciclo pujante; o oil hoje desmoralizado; vai visitar os 140 again e mirar os 300; não os tais de Esparta, isso aí é com Rodrigo Santoro, rs [mas, antes, o povo de bolivar faminto (gente nascendo adoidado; miséria aumentando a libido) mata o Chaves: é rezar].

se eu estiver vivo até lá - além de montar um portfolio de LPAPDV, azul baratinho, para os netos, com relação P/VPA consolidado líquido ridículo, tipo galinha morta - vou brincar de transar muito mercado futuro de ambas.

[ ]ÃO E PARABENS PELO POST.