quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

citei o velho Sakata; hoje cito o novo: será o PQD?

"shsakata" é um leitor que já apareceu aqui umas poucas vêzes e deveria aparecer mais, muiiito mais; seja êle quem for; mesmo porque - se for quem eu penso - é um velho amigo da turma aqui do TiB, de remotas eras e de outras praias, apesar de estar assinando com outro nome que na verdade é o nome dêle mesmo (nos outros lugares em que já postou e com muita propriedade, qualificação e categoria, assinava PQD ou Para_Quedista... é, com êste tracinho de ligação aí, ali under_line mesmo; que ou foi 'êrro de digitação', ou, hipótese bem mais provavel, uma proposital forma de instigar quem o lesse a ficar ligado e pensar, já ali, no nick-name.

me fez um coment, apresentando um chart da correlação DJIA/GOLD (hahaha... e logo Gold, deve ser êle mesmo, fã do R.R.) que - como sei que vai aprovar - reproduzo aqui e êle ainda enfocou, em outro coment anterior, um intróito do diagnóstico parcial da atual crise, num link da Wikpedia que também registro - por muito pertinente e abrangedor - e com várias janelas que darão, a quem interessar, oportunidade de navegar intensamente e se aprofundar sôbre o quadro da endemia, desde as pilatices de Greenspan e como ao lavar as mãos lavou em água suja; até tópicos, com opiniões e análises macro desta crise, vindas de variada gente, como o próprio Soros:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Crise_econ%C3%B4mica_de_2008

muito obrigado shsakata, ou PQD, ou Para_Quedista, pelos coments.

BUT(rsrs...sempre tem um 'but', né?... e quem inventou esta merda foi o Bob), tal como eu já esperava, estão dando um MAPA da 'coisa' - com sua origem e de como ela se espalha no ventilador, neste acode-aqui-acode-ali atual - E ISSO NÃO É UM DIAGNÓSTICO COMPLETO, NECESSÁRIO E INDISPENSAVEL para o tratamento nem de resfriado, quanto mais de endemia (e qualquer servente de hospital sabe disso).

está faltando a peça principal pra definição do tratamento ideal e eficaz que não pode ser, sequer (JR), parecido, com a parafernália que está aí; tipo medicina curativa 'barata tonta' (e muito 'cara', principalmente pra gente que vai pagar essa traquinagem tôda).

e a peça principal é o TAMANHO DO BURACO dos tais derivativos... não confundir com o tamanho dos derivativos que essa 'coisa' até meu engraxate sabe que já está entre 600 e 700 trilhões de US$.

o BURACO a que me refiro é o que há de irregularidade e jogada de malandragem contabil - tanto de banqueiro, quanto de gestor e ou dono de emprêsa de capital aberto - nesta barafunda e que tem que vir a público, pois, só com transparência, poder-se-á evitar que um incauto fique sem casa e que bandido saia impune again e com mais dinheiro ainda, velho filme em sua talvez mais dramática reprise.

duvido que o real diagnóstico doentio desta ganância venha a luz.

mesmo porque e isto a vida ensina, já que é remédio caseiro, que pelo menos UM dos tratamentos teria que ser chave de cadeia e tomar fruto de roubo de volta... se nesta endemia se confundem interêsses de médicos e pacientes, já aviso a quem achou grandes as pizzas do nosso atual govêrno ufanista: PIZZA MESMO, COLOSSAL, É O QUE VAI VIRAR ESTA MERDANÇA TÔDA AO APAGAR DAS LUZES.

e digo assim, sem ênfase, discreta, gentil e suavemente, porque - a exemplo do nosso veneravel KB - sou um cara calmo, diplomata (rs).

BOA SORTE A TODOS -BRAÇÃO NO SÉRGIO SAKATA- E CANJA CLARO.

8 comentários:

Anônimo disse...

aguia buenas.....parece-me que se a tal tranparência vier....e acho correto.......não vai sobrar pedra sobre pedra.....como diz um grafista por ai......pergunto e ai??? numa situação dessas empresas vão fechar...empregos vão deixar de existir.....e a tal rodinha do capitalismo vai engripar........voce tem sugestão para o passo seguinte???

saude e paz

Anônimo disse...

completando a rodinha jah engripou....estão tentando fazer rodar com grafite de lapis...aquele que a molecada usava nos carrinhos de rolemã............qual sua visão/opnião para viver esses tempos ai........?

saude e paz

Anônimo disse...

O melhor negócio para os próximos anos aqui na Pindorama é abrir uma empresa de segurança privada. Ou mais uma blindadora de autos.

KB disse...

Não sabia que o PQD frequentava essa praia.

Saudações e seja bem-vindo.

KB

aguia disse...

quá... nas questões vitais; primordiais e principais para os mais pobres - saúde; alimentação; escola (pelo menos básica) e moradia - creio firmemente que com as políticas sociais existentes e que; seja qual for o govêrno; deverão ser, senão aprimoradas, pelo menos mantidas - Pindorama sofrerá menos e não acredito em desemprêgo massivo por aqui.

os um pouco menos desafortunados que tiverem consciência e algum preparo, por certo adequarão seus modus vivendis à realidade que vier, seja qual for, já que o Brasil sempre foi rico em recursos naturais; é e será ainda um país de oportunidades à criatividade e qualificação - tal a nossa diversidade - tanto a nivel sócio-cultural quanto econômico; donde, penso eu, haverá nichos para todos.

a classe média apertará os cintos e os ricos nem isso.

já os babacas oportunistas ou moralmente bastardos e improdutivos que posam de abastados em cima de crédito e ou especulações, terão que descer dos saltos altos e mudarem radicalmente alguns hábitos parasitas.

caro amigo Psycho:
cá entre nós, explorando o mesmo saudavel e sadio sense of humor que nos enriquece emocionalmente - ao contrário do hábito execravel e esteril de armazenar bilis e fel - além das opções que aventou pensei também numa indústria artezanal de óleo lubrificante para Impressoras Oficiais de dinheiro papel (rsrs e um abração).

aguia disse...

KB:

aposto 15 pilas que é o nosso japa.

rs.

shsakata disse...

Conheci nossos amigos Águia, KB e BobDoc no baster.com em 2001/2002. Foi uma época de muita volatilidade nas bolsas de valores e que foi importante para o meu aprendizado em termos de mercado financeira, já que não sabia quase nada. (Não que hoje me considere um mestre, bem longe disso...)

But, como o KB já dizia desde aqueles tempos: "sobrevivência em primeiro lugar". Este é um preceito que se eu hoje elevar ao quadrado, lá na frente terei chance de colher frutos para uma vida mais confortável.

O link do wikipedia sobre a Crise Econômica de 2008 é dos poucos que encontrei sobre a veracidade de sua origem: na política econômica de Greenspan após o estouro da bolha das ponto.com. Não sei se daqui a alguns anos, os livros de História, ao abordarem o assunto, irão contar esta versão.

Existem outros estudos gráficos(particularmente, não uso muitas ferramentas), mas considero o do DJIA/Ouro um dos mais importantes do mercado financeiro como leading indicator de longo prazo. Funcionou bem em 1932 e 1980, antecipando o fundos e 1966 e 1999 antecipando topos. Apesar de que antes de 1971, o valor do ouro não era flutuante.

A idéia seria de montar posições no mercado acionário nos fundos, por exemplo entre 1980/82, e vendê-las nos topos, entre 1999/2000, para comprar ouro, já que são ativos com abordagem de riscos opostos. Adicionalmente, traz a vantagem de operar muito pouco, apenas nos extremos dos ciclos.

Indico a seguir, três links para melhor ajudar a entender este estudo:

http://www.gold-eagle.com/editorials_02/images/wallybently040502c.gif

http://bigpicture.typepad.com/comments/images/djia_gold_relative_ratio.PNG

http://stockcharts.com/c-sc/sc?s=$INDU:$GOLD&p=W&b=5&g=0&i=t85487548730&r=5215

PQD

turma do boteco disse...

Entrevista com Paulo Rabello de Castro para a Radio Jovem Pan(27/11/2008):

http://jovempan.uol.com.br/jp/index.php?view=145529&categoria=0