quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Brincando com os Números

O lucro da carteira do Ibovespa foi de $ 1000 no 2° semestre de 2002 e pulou para $ 4800 no final do 1° semestre de 2008. No 3° trimestre desse ano o lucro foi de $ 3600.

De acordo com o modelo mostrado no texto “Múltiplo da Bolsa Brasileira”, mantidos constantes o Múltiplo do SPX em 17,7 vezes e o risco Brasil em 512 pontos percentuais, o Múltiplo teórico do Ibovespa seria de 10,7 vezes. Portanto, se a taxa de crescimento dos lucros fosse nula nos próximos 12 meses o valor justo do Ibovespa seria de 3600 x 10,7 = 38520, bem próximo do nível negociado nesses últimos dias.

Para superar a linha Maginot em 43 K, os lucros deveriam crescer acima de +12% (43/38,52). Como o retorno atual sobre o patrimônio das empresas que constituem a carteira do Ibovespa está em torno de 15% aa, se a rentabilidade caísse para a média histórica de 12,5% aa os lucros decresceriam 17% (12,5/15), para em torno de $ 3000, o que resultaria um valor teórico de 32100 pontos para o Ibovespa.

Nesse exercício foram mantidos constantes o Múltiplo do SPX e o risco Brasil. Se as condições se deteriorarem daqui para frente essas duas variáveis iriam seguir o mesmo caminho e contra a precificação do Ibovespa. Nessas condições e na hipótese de retorno da rentabilidade das empresas aos 12,5% aa, o nível de 32,1 K seria até otimista.

Por outro lado, se o leitor aposta que as coisas irão melhorar, mesmo a 0% de crescimento dos lucros, os 38,5 K seriam piso para o Ibovespa.

8 comentários:

Anônimo disse...

"Por outro lado, se o leitor aposta que as coisas irão melhorar, mesmo a 0% de crescimento dos lucros, os 38,5 K seriam piso para o Ibovespa." by KB
KB voce fala piso na situação citada acima...porem não entendi o porque do piso...não deveria ter um desconto...pelo risco??

saude e paz

(meu pitaco de ontem tah dando oque escrever procê heheh)

KB disse...

eh, me deu trabalho :)

38,5k seria o fair value (valor justo) nas atuais condições, ou em torno disso.

ou seja, o mercado estaria atualmente razoavelmente precificado se as coisas nao mudassem para melhor ou pior.

se melhorarem (eu nao apostaria nisso por ora) os 38,5 k (ou os níveis atuais, pois modelo algum é preciso) seria o suporte.

Foi nesse sentido.

Anônimo disse...

Uma queda de 17% nas atuais circunstâncias seria uma estimativa otimista para 2009.

Redução da alavancagem das empresas e queda das margem fará com que o retorno sobre o PL fique bem abaixo da média histórica, se média é 12.5% poderia ir para abixo de 10%.

O petroleo por exemplo caminha para ficar entre 30 a 40 dolares no ano que vem. O lucro da Petrobras deve cair muito no ano que vem. Em compensasão TAM, GOL, Braskem e Ultrapar seriam beneficiados caso o aumento da margem compensar a perda de receita mas o peso da Petrobras é de 16% e das quatro juntas é de 2.9%.

Pelo andar dos estoques na LME os metais devem cair mais 20% a 30%.
A queda da demanda deverá pesar muito no resultado da Vale ano que vem, apesar do ganho com a valorização do dólar.

O crédito no Itau, Unibanco e Bradesco não irá crescer e vamos ter um crescimento na inadimplência, caso consigam aumentar a receita de serviços talvez consigam manter o lucro em 2009.

Setor siderurgico vai sofrer com a queda na venda de automóveis, eletrodomesticos e bens de capital. A demanda de aço do setor de construção deve se manter em 2009 e cair em 2010. Por outro lado o lucro dependerá da redução do preço do minério de ferro e do carvão o que é ruim para a Vale. Peso do setor siderurgico= 7.61% e Mineração 14.61%.

De acordo com o dono das Casas Bahia o lucro caiu muito já este ano e 2009 deve ser um ano pior que 2008 (Folha de São Paulo) o varejo com excessão do Pão de Açucar não vai conseguir crescer.

Caso a Petrobras diminua o preço da gasolina o setor de álcool terá que diminuir o preço do álcool.

No setor de construção a Gafisa, Cyrela e Rossi reduzirão o guidence para 2008 e não deram nenhum para 2009. O indicador negativo no setor é o corte de pessoal que as empresas estão fazendo agora. Nem precisa de guidance para imaginar uma queda no número de lançamentos em 2009.
Se uma empresa do setor quebrar então a coisa vai ficar muito feia. Quem não se lembra da Encol?

Se 2009 será um ano ruim 2010 será pior ainda porque para 2010 o governo federal provavelmente tentará aumentar a carga tributária para compensar a perda em 2009. Portanto o lucro líquido das empresas provavelmente irá ser menor em 2010.

No curto prazo a economia aqui depede também da sobrevivência da GM e da Ford. Imagina o que acontece com o setor automobilistico aqui no Brasil se os gringos deixarem elas quebrarem lá?

Como os economistas costuman dizer quando a coisa tá feia, "temos muitas incertezas para projetarmos o que irá acontecer com a economia em 2009".

aguia disse...

.
..
...
....

20kg

= = =

KB disse...

Anonimo

1-"Uma queda de 17% nas atuais circunstâncias seria uma estimativa otimista para 2009."

Resp.: é possível

2-"Redução da alavancagem das empresas e queda das margem fará com que o retorno sobre o PL fique bem abaixo da média histórica, se média é 12.5% poderia ir para abixo de 10%."

Resp.: é possível

.....

Resp.: é possível

KB

KB disse...

Anonimo

ah! uma coisa.

nunca se esqueça (e eu sei que vc sabe) que tem mta coisa ruim precificada. (apenas lembrete)

uma sugestão: mantenha-se "open mind" e leia o mercado, pois aprendi the "hard way" nunca apostar todas as fichas no meu mosaico.

a sanção cabe ao mercado.

KB

nota: a dificuldade em "conversar" com anônimos consiste em nunca saber até onde vai o seu conhecimento.

so...releve certas observações, caso lhe pareça uma ofensa à sua experiência.

Anônimo disse...

Eheheh... basta restringir o comentários aos não-anonimos.

Ass: Anonimo

aguia disse...

KB:

.... (= nostalgia das tôrres).
= = = = (= depois paraleliza).

( )