segunda-feira, 6 de outubro de 2008

PMI Industrial Global

O setor de serviços representa uma parcela substancialmente maior do Pib global, particularmente em países como os EUA. No entanto, o setor industrial é muito mais sensível ao ciclo econômico, daí a maior importância do PMI Industrial em relação ao de Serviços.

A pesquisa para a construção do PMI Global cobre cerca de 7.500 gerentes de compras em 26 países: EUA, Japão, Alemanha, China, Inglaterra, França, Itália, Espanha, Brasil, Índia, Austrália, Holanda, Rússia, Suíça, Turquia, Áustria, Polônia, Dinamarca, África do Sul, Grécia, Israel, Irlanda, Cingapura, República Tcheca, Nova Zelândia e Hungria. Embora o relatório não explicite, a lista dos países me parece estar em ordem decrescente do Pib de cada país.

O componente Output do PMI Industrial Global caiu em setembro para 42,7% ante 48,5% em agosto, uma redução muito abrupta da atividade industrial e de forma generalizada entre os países (broad based). O componente forward looking, New Orders, caiu ainda mais, para 40,8% em setembro ante 46,8% em agosto. A notícia boa, que foi a queda no componente Preços, de 73,0% para 61,1% em setembro, foi obviamente devido às notícias ruins, ou seja, ao enfraquecimento da economia e, conseqüentemente, à redução do poder de repasse dos custos pelas empresas.


Fonte: JP Morgan / Markit

O gráfico mensal acima mostra na cor preta a evolução do componente Output do PMI Industrial Global com escala à esquerda, e à direita a taxa de crescimento dessazonalizada da produção industrial mundial.

Muitas pessoas concluíram que a aprovação do plano de bailout nos EUA de nada adiantou, afinal o mercado de ações caiu logo após à notícia da aprovação. Nunca uma conclusão foi tão precipitada e errada. Na sexta-feira eu chamei a atenção para o linguajar mais sombrio do ECRI e da Goldman Sachs. O PMI Industrial Global apresentado nesse espaço pela 1ª vez, divulgado também na semana passada, está em linha com a mudança nas visões do ECRI e Goldman Sachs.

Leia com atenção um trecho do relatório de apresentação do PMI Industrial Global: “The deepening of the downturn in global manufacturing during September was greater than anticipated, with rates of contraction for production and new orders the second-strongest in the survey history. If this is borne out by official data, this would be consistent with a decline in global IP of around 4%. The widespread nature of the contraction, combined with its corresponding reduction in employment, further reinforces the far reaching effects of the turmoil manufacturers are facing.”

Note a expressão (traduzida): “O aprofundamento da inflexão para baixo no setor manufatureiro foi maior do que esperado”. São as surpresas que causam os movimentos abruptos no mercado.

Portanto, a razão pela qual o mercado caiu no dia da aprovação do plano de resgate das instituições financeiras, eu tenho plena certeza, foi devido à surpresa dos indicadores antecedentes que acabaram de sair da fornalha. E posso assegurar que se não tivesse sido aprovado o bailout, um plano longe de ter sido o mais eficaz, a coisa seria bem mais feia.

Um comentário:

aguia disse...

hahahaha...

TE PEGUEI!

1 ( ) ÃO !!!