sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Expectativa Inflacionária Despenca e Juro Real Explode

A taxa nominal dos juros dos títulos de 10 anos do Tesouro norte-americano, depois de reverter a sua tendência de baixa desde junho até meados de setembro, ameaça a subir. O gráfico diário abaixo desde abril mostra a evolução dessa taxa.


Fonte: StockCharts.com – Figura 1

A taxa nominal sobe devido ou ao aumento da expectativa inflacionária, ou ao aumento da necessidade de funding (financiamento) dos agentes econômicos, quase sempre como conseqüência do aquecimento da atividade econômica, ou ambos fatores.

A resposta está no gráfico diário abaixo que cobre o mesmo período da figura 1. Na cor preta a evolução da expectativa inflacionária e na vermelha a taxa real de juros, que é simplesmente a diferença entre a taxa nominal da figura 1 e a expectativa inflacionária embutida nos títulos pós-fixados, denominados TIPS.


Fonte: Fed / KB – Figura 2

A forte redução da expectativa inflacionária a partir de julho desse ano foi decorrente da queda nas cotações das principais commodities e da perspectiva de diminuição do poder de repasse dos custos pelas empresas, ambas razões oriundas de uma única raiz que é o desaquecimento econômico.

O forte aumento do componente juro real (cor vermelha), particularmente a partir da 2ª quinzena de setembro coincidiu com a nacionalização das agências hipotecárias Fannie Mae e Freddie Mac, com do socorro à seguradora AIG e com as iniciativas do Tesouro e do Fed junto ao Congresso para a aprovação do plano de socorro dos bancos.

Mais recentemente as notícas sobre a nacionalização dos bancos fez com que a curva dos juros reais ingressasse numa parabólica. Como o aumento das necessidades de funding do Tesouro, o mercado se prepara para vender mais caro a mercadoria dinheiro.

Conforme já comentei nesse espaço, esse quadro é ruim porque a subida da taxa nominal de juros exige que o mercado de ações seja mais competitivo nos earnings yields (lucro em relação aos preços das ações).

Como os earnings (lucros) não devem subir, os preços das ações têm que cair para que os rendimentos (yields) das ações acompanhem os da renda fixa.

Um comentário:

turma do boteco disse...

O gráfico dos 10 year tresury notes yield é um dos mais bearishes do mercado finacneiro em termos de duração. Ainda não rompeu a LTB que vem desde 1981:

http://finance.yahoo.com/echarts?s=%5ETNX#chart1:symbol=^tnx;range=my;indicator=volume;charttype=line;crosshair=on;ohlcvalues=0;logscale=on;source=undefined