quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Bom Para a Renda Fixa, Ruim Para a Bolsa

O mercado não perde tempo em precificar os eventos. Bastou o anúncio do governo norte-americano de injetar recursos nos bancos via capital acionário (equity) para o juro nominal explodir nessa terça-feira.

O mundo foi salvo de um risco sistêmico, que decorreria de uma corrida global aos bancos à la 29, mas um dos efeitos colaterais nocivos já está surgindo e para esse não há remédio. Ou melhor, há, mas é muito amargo.

Na figura abaixo a taxa nominal do título do Tesouro de 10 anos na cor preta, o juro real na cor verde e a inflação esperada (Cpi) na cor vermelha, desde o mês de maio do ano em curso.


Fonte: Fed / KB

A alta na taxa de juros tem sido recentemente toda reflexo do aumento do juro real que, por sua vez, sobe somente quando há uma maior demanda por financiamento (funding) pelos agentes da economia. Daqui para frente quem irá mostrar uma fome insaciável por funding será o Tesouro.

Uma das primeiras lições que eu aprendi como investidor foi que o que é bom para a renda fixa é ruim para a bolsa.

Tem gente que ainda não percebeu um pequeno detalhe. Há uma abissal diferença entre esse bear market e os anteriores. Nos anteriores, a queda dos preços na bolsa sempre foi acompanhada por uma redução na taxa de juros no mercado secundário, devido à redução das necessidades de funding e da queda na expectativa inflacionária.

Mas não no caso atual. Esse urso é diferente.

2 comentários:

Fact Finder disse...

Very much indeed. Tx de juros negativa já há um tempo!

Samuel Ramos disse...

Grande explicação, KB.

É como eu venho dizendo, juro barato só para quem toma direto dos BC´s.