segunda-feira, 6 de outubro de 2008

autorizado pelo visitante de 23/09:

Sempre que um comentário de algum visitante me parecer interessante e pertinente, desde que prèviamente autorizado por êle, tudo assim acordado, pretendo postá-lo aqui.

Como êste é um blog sério e solidário, mesmo que polìticamente incorreto, o velho pássaro escaldado aqui, já sem saco para elaborar e ou ler os próprios posts e relendo os do BOB; do FACT e do KB; pois que vale a pena (escrevi vale com v minúsculo Ice), relembrar suas observações a nivel macro e analítico; li um coment, de interessante amadora abordagem psicológica, feito por um de nossos visitantes - certamente um cupincha ou parente puxa-saco do KB (rsrs) - feito a duas semanas atraz e que me pareceu tão apropriado, como pràticamente os de todos nossos leitores (eu estava relendo o blog todinho hoje: é... fiquei até tonto, com certeza... já que afinal, isso aqui só tem um mês de vida, pô!) que pedi autorização, para postá-lo e até editar; no que o cara, muito boa praça, gentil e fidagalmente, anuiu, propondo até uma ou outra corretiva ali subjetivada e os adendos razoavelmente permissiveis que lhe aprouveram; sem 'adultério', of course e aí vai:



"Comentando o seu artigo: fiquei tocado quanto ao consistente conteúdo psicológico em seu peculiar modo de observar o Mercado, de forma tão abrangente, muito ao contrário de alguns muitos pretensos experts, nisso ou naquilo, que dizem tantas besteiras sôbre o atual momento desesperador das bolsas do mundo inteiro.

Bastando ver o que já houve na Rússia na semana passada; pode-se constatar que demonstram, mais que conhecimentos, suas emoções pueris.

Realmente, Freud e seus pupilos concordariam consigo, em que, individual, ou massivamente - ao ser evitada, por uma primeira vez, com imenso alívio, alguma dor emocional, já então insuportavel, diante de uma situação de expectativa de pânico, às custas de algum medicamento aparentemente eficaz por extremamente forte - em havendo, posteriormente, a desconfiança sobre a real eficácia do tratamento - pela constataçao inegavel e evidente de que se tratava apenas de um paliativo - a frustação e a decepção são enormes...

e o retorno do medo, assim agigantado, é apavorante.

E ao voltar, por uma segunda vez, como sempre volta, a sintomática anterior, o paciente emocional, sentindo-se enganado e impotente, entra finalmente em pânico - diante da antevisão da crua possibilidade de lhe ser insuportavel a terrivel dor da perda da última esperança - pois, para sair da angústia desta cruel Expectativa,

tal é seu pavor...

que busca as fugas mais irracionais.

Novamente o parabenizo pelo realismo e amplitude de suas colocações, além da sensatez com que friamente demonstra conhecer de forma abrangente o market, player sério e responsavel, tanto quanto proficiente orientador que mostra ser.

E frieza, alem de equilíbrio e paciência; sabemos todos os medianamente conscientes; além de servirem para melhor sobrevivermos, com mais pragmatismo, na selva geral de sempre; certamente devem ser condições sine qua non - além de conhecimento versatilizado e de realístico nivel experiencial - para a sobrevivência em mercado financeiro de alto risco, como o bursatil, agora em evidente declínio a nivel global.

Talvez - também - pelo determinismo da alternância historica, de seus grandes ciclos de alta e baixa que pròpriamente - apenas - pelos reflexos imediatistas da descoberta das mazelas de seus agentes afins do Mercado Financeiro Internacional; a meu ver e se me permite, detonadores, eis que a bomba vinha se armando, visivelmente, com todos os seus componentes, desde meados do último ciclo de alta; quando - só quem não quiz olhar não viu - ou siquer pressentiu que a bolhona da alvancagem das hipotecas das casas já estava com muita Pressão, como talvez não tenha querido ver o próprio Sir Greenspan que não quiz colocar nem o apito de aviso nesta Panelona, tal qual fez numa outra, menos "exuberante".

Meus respeitos,

23 de Setembro de 2008 09:28"



...e já comentando o coment, acrescento ainda que na semana seguinte ouvi dizer que a China fechou a bôlsa por uma semana, parecendo-me que pelo menos lá se temia um estouro de boiada.

Desculpem-me pela preguiça e BOA SORTE A TODOS [agora, os 34, Bob. ( )ão].

2 comentários:

Samuel Ramos disse...

Enquanto o feriado forçado for nas bolsas, vá lá.

Problema é se resolver empurrar goela abaixo um feriado bancário.

Aí sim...

aguia disse...

Samuel:

o coment que transcrevi, foi sôbre um dos posts do KB, do dia 23.

quanto a feriados, credo... rezemos a que a apelação não chegue a tanto.

afinal...

"a crise é do Bush", né?

continuo pensando na doença da Inês: se o tal Sir Greenspan tivesse enfiado o dedinho dêle, quando essa merda tôda ainda era só um buraquinho... preconceito ou pudor talvez?... nunca saberemos.

but, quá: Inês tá morta e isto é sabido; se bem quiçás, quem sabe, possamos ver até cadáveres andando nesta tsú.