sábado, 11 de outubro de 2008

Retrato na Semana do SPX

Dos 500 papéis do SPX, 100% estão abaixo das respectivas médias móveis de 50 dias e 98% abaixo das médias móveis de 200 dias. 98,2% dos papéis estão em downtrend mode (UD). Afirmar, portanto, que o mercado está hiper oversold é chover no molhado.

O volume nessa sexta-feira foi recorde na história dessa carteira, sem precedentes e marcou um DD. Portanto, convém ficar de olho na máxima intradia dessa sexta-feira que foi 936 pontos. Caso, na semana que vem, em algum dia o SPX feche acima desse nível será sinal de uma reação maior.

No entanto, temos um outro DD bem próximo, assinalado no dia 08/10 e cuja pontuação máxima nesse dia foi 1021 pontos. Dois DDs muito próximos, numa tendência de baixa, prevalece o primeiro deles, portanto, o nível crítico torna-se 1021 pontos, a resistência mais forte.

Tendo fechado na sexta-feira em 899 pontos, após beijar uma mínima em 840 pontos nesse dia, o SPX teria que subir 13,6% até atingir a mencionada resistência em 1021 pontos. Outra informação pertinente é o fato de estarmos próximos do fundo de 2002, cuja mínima intradia foi 776 pontos que multiplicado por 2 resulta em 1552 pontos. A máxima em setembro de 2007 foi 1576 pontos. Novamente poderemos atingir os “50% key point”, dessa vez no SPX, pois no Bovespa parece que deu adeus.

Do lado do sentimento, a volatilidade implícita fechou em 69,95% aa, um valor bem acima do meu modelo que aponta um fair value de 47% aa. Entre 0 a 10 (a nota do extremo pessimismo seria 10) a nota do sentimento predominante entre os traders na CBOE, medida pela pc equity-only ratio, foi 9,1. Esses 2 indicadores indicam pânico entre os traders / investidores e vistos por um contrarian são positivos.

Outro dado positivo foi o desempenho do setor financeiro que subiu nessa sexta-feira com volume robusto, sem ser recorde. A ressalva consiste em que 94% dos papéis desse setor estão em downtrend mode (UD) e o volume VLUD recorde negativo, sem divergência postiva(aspecto negativo).

Dois importantes setores, o do consumo discricionário e o de alta tecnologia, esse muito sensível ao ciclo econômco, vêem apresentando desempenho relativo muito bom, embora seus papéis estejam em franca tendência de baixa com um percentual em downtrend (UD) mode na casa dos 98% em ambos setores.

O dado negativo sob o aspecto do sentimento, é a nota da pc equity-only ratio ISE que foi de apenas 6,9, justamente a pc ratio cujo cálculo são eliminadas as operações dos market makers e das brokerhouses. Esse é um dado que deveria incomodar quem pretende se arriscar a tentar um bottom fishing, prática arriscada no presente momento.

Infelizmente a atuação das pessoas físicas nos fundos mútuos é divulgada com 1 mês de atraso e por ai não teremos nenhum sinal tão cedo.

Outro dado muito importante fora do esquadro (negativo) é o fato dos spreads HY das 2 carteiras que eu acompanho estarem em parabólica, e as rentabilidades dos 2 fundos HY em cliff diving mode.

Mais um dado negativo é o desempenho relativo muito bom do setor staples (tem que ser visto ao contrário), embora tenha levado uma bela surra nas últimas semanas. Apesar disso, enquanto o SPX se aproxima do low de 2002, o setor staples cedeu apenas 1/3 dos ganhos durante o bull market. Por ser defensivo e apresentar uma significativa correlação negativa com o consumo, desempenho relativo bom do setor staples é ruim para o mercado.

Notícias antes tidas como positivas para a média dos analistas, como corte na taxa básica de juros por diversos BCs (*), bailouts para cá, bailtous para lá, nacionalização de bancos, não têm sido suficiente para animar o mercado. Um quadro em que o mercado reage mal a notícias tidas como boas é muito bearish.

Terá que haver um trigger para uma reação, nem que seja para um dead cat bounce. Eu não tenho informações suficientes para julgar os resultados da reunião do G7, porém a avaliação do Calculated Risk não me pareceu animadora. De qualquer modo quem irá dar a sentença será o mercado.

Mesmo que algum outro acontecimento no final de semana anime os investidores, muitos aspectos vitais, mencionados acima, ainda não se encaixam num bull case, embora as condições para um bull trap estejam cada vez mais presentes.

Sem antes assistir à formação de um pivô de alta (fundo duplo ou 1,2 e 3 em Elliott), entrar na compra à essa altura é o mesmo que comprar um bilhete na megasena. Enquanto a faca estiver caindo é prudente não tentar pegá-la no ar, dai que
em tempos bicudos é melhor pescar no pegue-pague.

Pode ter passado em branco alguma coisa, mas às 4:30 da manhã de um sábado não se deve esperar muito. Caso eu note algum dado que esteja faltando e desde que importante eu voltarei ao tema.

(*)em geral eu interpreto negativamente um corte nos juros, ainda mais da forma articulada entre os BCs.

4 comentários:

Bob disse...

I'm back and pull back is coming.

aguia disse...

BIG Ice BOB:

certo!... não duvido

... que vc esteja voltando.



( )

aguia disse...

Sir KB

cortes nas taxas c/ inflação

já dizia minha vó que açucar com sal não é bão.


( )ão.

Bob disse...

Imagina o BC aqui cortar juro, onde iria o dolar? hehehehehe