terça-feira, 7 de outubro de 2008

The Point of Recognition

Os seguidores da teoria das ondas de Elliott conhecem bem a expressão “the point of recognition”. Descreve o momento em que a visão da maioria dos players com visão de médio e longo prazo, que são os que imprimem uma tendência, convergem para um mesmo cenário. Em português claro, é o momento em que a ficha cai para a maioria desses players.

Esse momento acontece, segundo o princípio das ondas, na fase mais dinâmica do movimento, ou seja na onda iii/3, o momento em que até investidor médio reconhece os fundamentos que governam a tendência, em que os volumes explodem e a maioria das ações se junta ao movimento. É nesse momento que a tendência ganha força o suficiente para os preços violarem importantes resistências, no caso de uma tendência de alta, ou suportes, no caso de um movimento de baixa.

Conversando sobre o mercado com um colega que tem uma vasta experiência, ele me chamou a atenção sobre o rompimento (breakout) de um importante suporte do ETF que emula o Russsell 2000, um índice composto por ações de 2ª linha. Esse nível no gráfico semanal abaixo se situa ligeiramente abaixo de $65.


Fonte: StockChart

As ações de 2ª linha se desempenham melhor quando os juros são baixos, pois as empresas desse universo não têm acesso ao crédito mais barato em relação às big caps (aqui conhecida como blue chips). E em um ambiente de juros baixos o índice Russsell 2000 violou um significativo suporte no gráfico semanal.

Como as ações de 2ª linha apresentam menos liquidez, uma decisão de vendê-las em geral é tomada somente quando há uma convicção mais sólida, pois o custo de repor uma posição significativa de papéis com menor liquidez é enorme.

Uma tese que é aceita pelas finanças comportamentais e descoberta por Ralph Elliott, as tendências apresentam um padrão, uma seqüência cuja primeira fase é a negação da hipótese de que a tendência anterior se esgotou, seguido do momento do reconhecimento, mais adiante da liquidação ou pânico, para então o ciclo retornar ao ponto de negação do seu esgotamento.

De acordo com essa seqüência ainda não tocamos o chão, que pode estar bem longe se eu estou certo que deparamos com um black swan, mas já ingressamos numa fase avançada do bear market ou, pelo menos, de um capítulo do bear.

Esse blog teve início no dia 06 de setembro e o primeiro post foi: “If it walks like a bear and if it smells like a bear, it must be a bear market”. Pelo menos temos a satisfação de dizer que a nossa ficha caiu bem antes.

4 comentários:

Fact Finder disse...

Spyder de Energia muito próximo de major support bem definido no semanal, Kay Bee. Let's see hot it plays out. ;-)

Fact Finder disse...

Aliás, o target desse breakdown das small caps já foi quase atingido. Pelo momentum convém creditar mais downside ao movimento. Nos últimos meses me impressionou muito a força mostrada por esse setor.

KB disse...

Unusual times, unusual targets.

KB

aguia disse...

vou tomar um pouquinho de sol, nesta praia limpinha, junto aos dois amigos.

wellllllcome back Alex!!!!!!vamos falar
baixinho que o Vampiro agora dorme...

conversava com Mestre Robin, e seus
alvos, e, "por enquanto", diz êle, são:

WS, 9 KG.
Pindô, 34

flap