quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Extremely Bearish Territory

Alguns números:
  • U.S. markets estão nesse momento tão oversold quanto no auge do último bear market em Wall St. (seg. semestre de 2002);
  • Níveis de volatilidade ("indicador de pânico") atuais já rivalizam com os maiores do mercado nos últimos 20 anos (Crise asiática, LTCM, Atentado de 11/09, etc.). Atualmente só perde para aquele visto durante o Crash da Black Monday em 1987;
  • Número de New 52-wk Lows na NYSE atingiu ontem 1630. Durante o bull market iniciado em 2002 nunca atingiu número tão elevado.

Por outro lado, como observado pelo KB, alguns contrarian indicators não têm entrado em leituras extremas de maneira proporcional (options equities p/c ratio, p. ex.) Natural. Dificilmente todos technicals estarão sempre alinhados. Ontem e hoje o price action em Wall St. ingressou em nítida trajetória parabólica, o início da última etapa antes de um relief rally. Até onde irá essa imensa perna de baixa não é possível saber com tanta antecedência. Mas markets quase sempre fornecem sinais sutis. Stay tuned. :)

8 comentários:

KB disse...

Fact

No caso dos traders de opções, não só não existe excesso de pessimismo ou pânico na ISE, como há ainda complacência diante do quadro de estresse nos HY.

Não me lembro de assistir a tanta dissonância cognitiva entre os traders de opções na ISE que, diferentemente da CBOE, expurga os market makers e as brokerhouses.

Mesmo que por algum motivo esse indicador esteja enviesado (seria a 1a. vez) o mesmo dado da CBOE também não mostra excesso de pessimismo, embora não esteja tão complacente quanto o mostrado pela ISE.

KB

Habits die hard.

KB

KB disse...

Aproveito o espaço para comentar que eu tenho recebido ligações com comentários sobre a dificuldade em resistir às barganhas.

Como sempre as referências sobre preços justos são os picos das ações em maio.

Unusual! Nem chamo isso de amostra estatisticamente representativa, porém me chocou o fato de não ter percebido traços de medo entre esses retail investors, mas o receio de perder a oportunidade da vida deles.

Nunca pensei que eu havia esgotado o repertório das surpresas, mas por essa eu não esperava.

KB

aguia disse...

paradas de praxe para refrêsco:

WS, no quilômetro, digo quilo 9.
And Pindorama no degrau n° 34.

flap

aguia disse...

FACT & KB:

estou sem saco para falar de bursateis e bolsetas; daí que vou focar a house bubble tupiniquim... que será o próximo alvo, das manchetes, da dita "especializada".

próximo não quer dizer amanhã e nem depois, course.

sabemos que a tal mídia dos experts, quase sempre a serviço dos espertos é...ligeiramente...quase...lerda.

e, certamente, vai, demorar, outro, porquinho, para, começar, a, comentar, o nó nas tripas, do festival de alavancagens, 'bancado', do sonho da casa própria em Pindorama, quando virar o mesmo pesadêlo q o gringo.

os mais sensiveis mutuários já não dormem, mas ainda enfiam a cabeça debaixo do travesseiro, tipo a cegonha híbrida de avestruz de um certo sonâmbulo (um que não dorme por motivos outros, o tal lôbo, 'solidário'... rsrs).

( )ão

Fact Finder disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
aguia disse...

BUT... LEMBREM-SE:

antes de Robin flechar os próximos alvos, definidos,

já em foco,

que sempre tem a PARADA: o tal 'refrêsco' de praxe.

o boteco promete abrir hoje com laranjada de graça.

vai ser um flapinho ou flapão?... isso eu não sei não.

aguia disse...

FACT:

now, falando sério e apenas e tão sòmente do MARKET:

é que lamentavelmente, esta veemente expressão sua:

"The Mother of all Nabos"

fere, nossos Estatutos Internos Fundamentais, num dos Artigos que como os demais, nunca discutimos, mesmo porque nunca pretendemos, mesmo, aprovar tal merda, quanto mais instituir,

BUT... como o Caixa tá baixo (doses de pinga to myself ainda no 'pendura'; reforma da tal tenda de alpinista do Bob; calmante para dormir pro Kb; o seu próprio "prejú" no FC; etc), seja com estatuto ou sem Estatuto, vc vai levar a tradicional e benfazeja multa, de 15 pilas, cash (se demorar muiiito vai ter juro, ou correção cambial).

já consultei os D + e fomos burramente unânimes, pela pena e hove quem sugerisse dobrá-la por causa da foto.

( )ão.

os futuros mentiram ou virá aí o samba do criolo doido.

Anônimo disse...

Stay tuned and are you ready?