quarta-feira, 4 de março de 2009

Uma olhada nos títulos do Tesouro

Quando a bolsa pode voltar a brincar de 30.000 pontos a qualquer semana dessas, não é bom descuidar da renda fixa.

Então vamos a uma opinião bem simplificada:



As LTN´s estão, na minha opinião, ruins que nem o diabo. Sim, claro, se a Selic continuar caindo e ficar abaixo dos 10% de hoje até o fim de 2012, então os 11,5% pagos pela LTN de 2012 serão ótimos. Mas como saber? O histórico do Brasil mostra que sempre é mais provável haver uma porrada nos juros pra cima do que pra baixo. E o risco máximo é ganhar 6% a menos num período de 3 anos.

Geralmente, eu só consigo comprar LTN mais longa quando tenho certeza de que estamos no topo do ciclo de alta da Selic. Agora, eu não tenho certeza de nada.

As NTN-B não estão péssimas, só ruins. Ah, como queria ter ouvido o SER e comprado quando ofereciam 10% a.a. Então, pra proteger um capital da inflação, podem ser uma alternativa. Mas se é pra proteger da inflação sempre tem coisa melhor, como uma cesta de FII´s e debêntures IGPM.

NTN-B longa, no cenário atual, é roleta russa. O cara que compra uma NTN de 20 anos devia saber bem que se os juros sobem 3% ele vai ver metade do dinheiro dele virar lixo. Aliás, eu compraria NTN longa se visse oferecer 12% a.a. (eu e toda a torcida do meu querido mengão).

NTN-B principal é masoquismo.

Não sei julgar essas NTN-F mas não compro. Não aceito prêmio pequeno pelo risco pra esperar com o c* na mão até 2014, obrigado.

Então, vou de LFT. A certeza de não perder. E a qualquer momento, ter liquidez pra enfiar na bolsa.

Disclaimer: se você conseguir perder dinheiro comprando LFT´s, não me processe. Processe seus pais.

3 comentários:

Seagull disse...

Boa Prof.

Mas houve dias de stress no mercado (CBs) em que os papéis pré foram oferecidos com taxa de 17% aa...

E logo em seguida rentabilizaram até mais de 6% am...

Coisa de louco, mas fato!

http://tradinginblog.blogspot.com/2009/01/ser-comprador-de-topo-bom.html

Abs ^v~

Seagull disse...

Complementando:

Hoje, não resta dúvida que, dentre os títulos do Tesouro, a Selic é a melhor alternativa na RF.

As NTs pré já embutem um "fechamento" da taxa, e sabe-se lá o que pode vir a ocorrer para contrariar a tendência (melhor seria a "intenção") do Copom de cortar ainda mais os juros.

E papel de muito longo prazo... sei lá se ainda estaremos vivos para resgatar. Tanta coisa pode acontecer...

Mas no que eu conseguir alocar entre meus bancos respeitando o limite do FGC (muito baixo por sinal), ainda prefiro os CDBs - principalmente aqueles que pagam mais de 100% da Cetip.

O que exceder o valor a ser distribuido entre cada uma das instituições com que trabalho (R$ 120.000 por conta conjunta), a esta altura, vai mesmo para as LFTs.

Abs ^v^

Anônimo disse...

LAFA:

pouco me interessa o fato de que vc posta pouco... pois quando posta aproveito muiiiiito do pouco que posta... quem sabe o tal aguia aumenta um pouco as suas 15 pilas (...15 yens, k-rai?!) para voce postar mais um pouco?... e digo isso, pouco me importando se ele ja achar muito tal bosta que nao paga nadinha do que voce posta; mesmo porque ja faz muito tempo que creio que esta 'anualidade' paga aqui no TiB eh muiiito pouco.

axu