terça-feira, 17 de março de 2009

Longo Prazo e a Temporada de Balanços

Disse o Fact faz uns quinze dias, que o longo prazo é geralmente definido convenientemente. Se por enquanto estou levando ferro, é porque o longo prazo ainda não chegou.

É verdade. A maior parte de vezes que ouço falar de LP, estão falando disso. E é muito fácil pra qualquer um se enganar, especialmente investidores fundamentalistas, que ouvem outros fundamentalistas (verdadeiros ou falsos) falar de longo prazo, e....

O remédio é dar a cara a tapa e estar disposto a se testar. Isto é, medir o retorno da carteira. O método padrão chama TIRPT, (TIR ponderada pelo tempo). Equivale a fingir que a sua carteira é um fundo de investimentos. Tem muito material na internet.

Faço isso tem alguns anos. Bons ou maus, conheço meus resultados. (TIRPT never lies).
Por exemplo, venho sistematicamente ganhando de CDI e Ibovespa. Além disso, por lambuja, a minha rentabilidade é após IR, e a do ibovespa e CDI é suposta líquida.

Também medi o comportamento da carteira na baixa e foi bastante satisfatório, apresentando quedas bem inferiores ao índice. Esse tipo de análise dá direito a começar a acreditar que posso falar em longo prazo. Duro é ver que tanta gente que usa o dinheiro dos outros não tem tais pruridos.

Ao mesmo tempo, vários amigos meus obtiveram resultados bem melhores em anos cruciais, bem como no período total. E isso vai me ensinando, devagarzinho, a melhorar um pouquinho do tanto que falta...

Mudando de assunto, a temporada de balanços vai caindo bem na minha carteira. O mundo não acabou pras big caps. Pras small caps, até agora apenas Heringer teve um pusta preju. Mas até aí, ela já estava precificada como QUEBRADA, valendo próximo aos estoques a preço de mercado. Se não quebrar é lucro.

Agora acho que vou às compras, fazer dollar-cost-averaging. Mas ainda não sei. Braços.

4 comentários:

Fact Finder disse...

Graaande Laffa, a minha crítica volta-se àqueles que se escondem atrás do longo prazo - a maioria - para justificar os erros, a falta de metodologia, o conflito de interesse et alli.
Para os não-profissionais é uma maneira de eximir-se de responsabilidade. Para os profissionais do mercado, uma maneira de manter o emprego ou a base de clientes.

aguia disse...

LAFA:

na mosca, como sempre.

ALEX:

conflito de interesses ou 'CONFLITO DE INTERESSES'?

KKKK.

Lafayette disse...

Fact, assino embaixo da sua crítica, e se não medisse os resultados, estaria condenado às mesmas m****s...

Aliás, leitores, o Fact certamente faz parte dos amigos com rentabilidade bem superior à minha, que cito no post.

Seagull disse...

Marcador: Lafa

E a Sadia... nada mesmo muito saudável.

Querem empurrar ela goela adentro do perdigão. Que nega as conversas e demonstra desinteresse.

Mesmo levando "barato" não vale a pena?

Gerenciar a cloaca e criar sinergia em dosi modelos culturais diferentes...

Ou é tudo farinha do mesmo saco? (ops, do mesmo papo!)

:-)

Abs ^v^