quinta-feira, 26 de março de 2009

Técnicas, Métodos, Estratégias e Filosofia


No Fórum Monitor Financeiro muitas postagens de alto nível mereciam até ser promovidas a artigos! Depois de um excelente comentário do meu amigo Wilson Minoru - o atual editor e responsável pelo blog Lucrando na Bolsa, ganhei mais uma oportunidade de falar de um assunto que gosto muito.

Técnicas, métodos, estratégias, a forma de gerir o capital, controle de risco, tudo pode variar em função do perfil e condições financeiras de cada um. Mas a filosofia operacional está acima de tudo isso!

Eu comentei em um post (deve fazer anos) que para mim tanto fazia o mercado subir ou cair, que eu trabalhava nas duas pontas. Ruim é ficar tudo parado. A volatildade oferece muitas chances de ganhos, mas lucrar com a bolsa para cima é muito melhor. Muda o astral, o inconsciente coletivo fica positivo, é bom para a bolsa, as corretoras, os traders e para qualquer fórum. Todos se animam a participar e escrever.

Lembro quando teve gente vendida torcendo por uma guerra, catástrofes para derrubar o mercado e ganhar com a queda. Quanta ingenuidade, não se darem conta que a perda para economia, e sua própria vida (e o bolso) , seria muito maior do que os trocados com uma trava de baixa. Que pensamento curto... isso é pobreza de espírito.

Mas a bolsa vai se recuperar! Não sei se amanhã, semana que vem, em 2010, seja lá quando for. Eu estarei mais forte, capitalizado e apto a ganhar (com muito mais facilidade) neste novo mercado bull - quando ele chegar de fato.

Quem sobreviveu até aqui, e estiver com liquidez para investir como gente grande na hora certa, não vai nem sentir medo de colocar seu dinheiro no risco. O patrimônio vai crescer naturalmente, e o trabalho será apenas contabilizar ganhos, já que um prolongado ciclo de alta (como tivemos desde 2002) pode deixar qualquer um rico - se o resultado ainda for potencializado pelo giro. Basta ter paciência para esperar a próxima e aproveitar a chance...

Segue

4 comentários:

Bob disse...

Segundo ano(2010) do ciclo presidencial americano teoricamente sempre é o pior ano. Penso que o pior ainda estar por vir mas concordo com a visão de grande oportunidade nos próximos anos.

Seagull disse...

Sim Mestre Bob...

E ainda teremos o Halloween Indicator chegando. "Sell in May..."

Talvez ainda antes.

Mas na hora que a bolsa virar de verdade, não simlesmente repicar, ou entrar em um Bear Rally, pormais longo que seja, aí sim, teremos uma oportunidade de ouro!

O negócio e estar preparado e capitalizado.

Onda 4 ou onda B??? ;-)

Abs ^v^

Seagull disse...

A frase-chave da mensagem:

Basta ter paciência para esperar a próxima e aproveitar a chance...

Fases, Ciclos, os longos períodos de prosperidade...

Passamos por um, e aproveitamos pouco!

Outros emergentes cresceram muito mais, e não fosse a herança de um plano de governo anterior, e a felicidade de escolher (ou impuseram a ele) o Meirelles - blindado - para conduzir a politica economica, não estariamos nessa situação relativamente diferenciada.


Como falei outro dia em uma comparação ao tecnico que escalava mal, fazia pessimas substituições e, apesar disso, seu time ainda vencia.

E a torcida gritava: Burro, Burro...

Até que acabou sendo campeão. E o torcedor feliz, resignado, mas sem dar o braço a torcer disse a ele:

É, vc é burro mesmo... mas um Burro com Sorte!

^v^

Bob disse...

Seagull, final de semana tendo um pitaco sobre onda lá fora. Resumindo:
1) onda 1.C terminada, estariamos na 2.C

2) onda iv.1.C em curso.

Dureza para saber