segunda-feira, 23 de março de 2009

Juros, Bolsa e Economia

Estávamos debatendo no Fórum se as bolsas de valores costumam acompanhar de alguma forma a curva dos juros.

Houve quem afirmasse que "a regra é clara":

... diminuição forte de juros... migração de capital para a renda variável e queda do dólar.

Será? Inicialmente pode até ser verdade. Aqui no Brasil a cada reunião do Copom, a reação do mercado é imediata. Mas podemos considerar esta correlação algo consistente no médio prazo?


The chart compares the behaviors of FFR and the S&P 500 index over the entire sample period. FFR cuts and boosts appear to cluster in loosening and tightening regimes. The average (median) interval between FFR changes is 89 (46) calendar days. The Federal Reserve is active in the credit market. No consistent relationship between FFR and stocks is apparent visually. For example:

  • During 1990-1992, stocks advance while FFR falls dramatically.

  • During 1995-2000, stocks rise dramatically while FFR changes little.

  • During 2000-2002, stocks and FFR fall sharply together.

  • During 2003, stocks rise while FFR changes little.

  • During 2004-2006, stocks and FFR generally rise together.

  • During 2007-2008, stocks and FFR fall dramatically together.


Atenção para o discurso do Secretário do Tesouro americano Timothy Geithner , que começa agora às 945 (horário de Brasília)

Os Estados Unidos ofereceram nesta segunda-feira financiamento a investidores privados para ajudar tirar dos bancos até 1 trilhão de dólares em ativos podres que estão bloqueando empréstimos e agravando a recessão norte-americana.Os mercados receberam bem a notícia, ao contrário da decepção mostrada no mês passado ao esboço de uma parceria público-privada. Ainda restam questões sobre como os ativos serão precificados.

Minifuturos em Wall Street apresentam forte alta, assim como foi o comportamento das bolsas asiáticas na madrugada e a repercussão na Europa.

Vamos ver qual será a reação depois que a expectativa se tornar fato!

Na pré-abertura da BM&F Bovespa os futuros operam em alta de 2,5%!

Abs ^v^


Em tempo: foram também divulgados, nesta segunda-feira, números revisados da Pesquisa Focus.

O mercado financeiro brasileiro reduziu fortemente sua estimativa para o crescimento econômico deste ano e cortou também os prognósticos para a taxa de juro Selic e para a inflação, colocando-a abaixo do centro da meta. A previsão para o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) em 2009 caiu de 0,59 na semana anterior para 0,01 %. O cenário para 2010 permaneceu em 3,50 por cento. O prognóstico para a Selic caiu de 9,75 para 9,25% neste ano e para o próximo permaneceu em 9,75 por cento.

O mercado manteve a visão para a Selic na reunião de abril do Comitê de Política Monetária (Copom) em 10,25 % agora.

A estimativa para a alta do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano caiu de 4,52 para 4,42 %, enquanto para 2010 ficou estável em 4,50 por cento.


7 comentários:

Seagull disse...

Agora que as taxas básicas americanas já não tê mais para onde cair - entre 0 e 0,5% - só resta esperar a hora que elas voltem a subir.

Os Treasuries já estão pagando bem mais do que isso...

^v^

Seagull disse...

Price Action! DCA! Marobozu!!!

Bob disse...

Seagull e tu estavas certo quando alertaste do DCA.
É um Bear market rally BUT está firme demais para dizer que vai terminar na Linha Maginto novamente.

André disse...

Pra mim 45k é o target. MM200 semanal e diária na região.
PEDREIRA !!!

Seagull disse...

Bob,

O papo em WS é que vão recomprar os titulos na tentaiva de derrubar a taxa de LP, que faz os bancos encarteirarem e não liberar credito para ninguem.

Com isso o dinheiro nao tem circulado pela economia, e a falta de liquidez continua. Mais e novas instituições estão à beira de um baque.

O plano foi um apelo desesperado à iniciativa privada para salvarem o mercado e sua própria pele.

Desse TRI comentado, 10% sai do pacote e os outros 90% do bolso dos empresarios.

Parceria CARACU... o Geithner entra com a cara, para o resto dividir o preju. Já que não pago eu, pagas TU!

E o mercado ficou animado...

Seus problemas se acabaram-se.

Tabajuros!

^v^

Seagull disse...

André, será que chega ?

Caixote do Ibov agora entre 36/43k...
salvo enventuais violinos!

Quinta (26) sai o GDP do 3º tri/08.

Até lá

Seagull disse...

Achei curioso ter escrito ontem falando em "apelo desesperado" para salvar a pele... e hoje saiu no NYT um artigo assinado pelo controverso (?) Paul Krugman...

Título :

Financial Policy Despair

Depois, a Miriam Leitao publicou no seu blog:

Krugman: plano não funcionará

O economista Paul Krugman, que recebeu o Nobel de economia em 2008 e também é colunista do The New York Times, escreveu um duro artigo hoje sobre o plano apresentado ontem pelo governo Obama. Com o título "Política Financeira do Desespero", Krugman afirma que o plano não funcionará.

Algumas das críticas são as mesmas já descritas aqui no blog: ficará a cargo dos bancos limpar seus próprios balanços; parte-se do pressuposto de que os ativos podres têm algum valor; mesmo se der certo pode levar muito tempo.

A solução também é a mesma proposta pela economista: estatização temporária dos bancos, com o governo assumindo o processo de limpeza dos ativos podres.

"Os executivos do setor financeiro apostaram literalmente seus bancos na convicção de que não havia bolha da habitação e na crença de que níveis de endividamento sem precedentes com a compra da casa própria não constituiam nenhum problema. Perderam a aposta. E nenhuma mágica financeira - pois o plano de Geithner não passa disso - poderá mudar esse fato", diz Krugman.

O economista afirma que o tempo de solução da crise é fundamental para evitar o agravamento do problema: "a cada mês que passa sem que se encontre uma solução para a crise financeira, mais 600 mil empregos são eliminados".

Ele também afirma que Obama está desperdiçando tempo e credibilidade, reformulando propostas que já foram feitas na administração Bush.

-------------------

Pois Zé!

Tomara que estejamos todos errados... ^v^