O índice global do aço divulgado pela Cruspi (IGA) é composto pelos preços de 5 produtos siderúrgicos, bobinas a quente, bobinas a frio, chapas zincadas a quente, vergalhões e vigas, praticados nos EUA, Alemanha e Leste Asiático.
Os produtos de aço são commodities big cap que não são negociados em bolsas de futuros, embora haja uma iniciativa nesse sentido.
Fonte: Cruspi / KB
O gráfico semanal acima cobre o período desde a 1ª semana de junho de 2000 até a última sexta-feira.
Na 2ª semana de janeiro de 2002 o IGA registrou a sua mínima na década e na 1ª semana de agosto de 2008 a sua máxima, percurso que elevou a cotação do IGA em 327%.
A cotação do IGA ingressou em uma curva parabólica a partir da 2ª metade do 1° trimestre de 2008. Do pico atingido em agosto desse ano até a última sexta-feira o índice caiu 33,4%, porém a aceleração da queda somente veio acontecer a partir de meados do mês de outubro.
Não sendo especialista nesse mercado, eu estava intrigado pelo fato de até 1 mês atrás o IGA estava resistindo ao colapso do PMI Industrial dos principais países, inclusive da China.
Find me on Tweeter! @FactFin18623431
Há 3 anos
4 comentários:
como PHD em IGA, darei o meu pitaco k neste pedaço:
é possivel que os prêços no Setor, só sejam compostos em razão dos novos pedidos (tem bastante lógica); daí o atrazo, não de percepção, pois tais segmentos, mais Pesados, tiveram que 'aguardar a realidade' da Procura
daí cairem depois de Inês no caixão,
e, PESADOS, caem tipo tijolo, craro.
é a tal mergulhada na Reta: áxu, pô.
aguia PHD: Pássaro Humano Demais
Senhor KB:
Este chart, demonstrativo da recente dramatica involuçao dos valores de mercados de base, daquela seleçao do IGA, colado ai nas suas sempre procedentes e muitas vezes ateh precedentes observaçoes da macro-economia, inclusive sempre abordando muito adequadamente a prepotencia do fiel de balança do poder de compra da China, eh mesmo um chart?
Ou o senhor, sempre tao circunspecto, estah, extraordinaria e descontraidamente, dando uma do sempre ironico senhor aguia e colou ali uma foto do pica do Everest?
Parabens, atrazados, mas muito sinceros, pelo niver do Blog e pelo didatismo de seus posts, com o simpatico bôlo do senhor aguia e os Charts do senhores Bob e Fact sempre instigantes, como os seus, especificamente nitidos.
Me sinto na sombra quando venho aqui visita-los.
Boa noite, falando do IGA e analisando o gráfico tanto das commodities metálicas quanto das não metálicas, é de fácil verificação que os preços começaram a ruir em setembro, e daí o timming do minério para o IGA. Quanto às commodities me geral, é de se verificar a existência de um fundo em quase todas elas elas (exceção mais distinta para o ouro e o petróleo, que ainda não teve os efeitos do corte da produção). Vejam o caso açucar, os preços já começam a sugerir uma alta. Trigo, Alumínio, Cobre...seguem o mesmo caminho...Pode-se inferir que não é à toa que as empresas estão cortando a produção, a intenção é manter os preços elevados, diminuindo custos de produção, mas mantendo os preços...
Pois é, as empresas cortam produção para manter os preços elevados.
Mas será que conseguirão?
Postar um comentário