quinta-feira, 20 de agosto de 2009

a CHINA: impressão de cheiro de chifre queimado

... ao me lembrar, águas passadas no tempo, dêste magnífico país continental e de seu estóico e maravilhoso povo de índole mansa, meiga e terna (lembrem-se que numa época o minúsculo agressivo Japão, dos belicosos intimoratos Samurais, já dominou aquela gigantesca nação, transformando inclusive O Último Imperador em desprezivel pária, caricaturado em excelente filme sôbre tal período); e sempre me vem, em destaque ímpar, à memória - hoje já inconfiavel - a imagem portentosa da célebre Muralha Chinesa... e não só pelos enormes blocos de pedras e e de sei lá mais o quê; BUT, primordialmente, pelas estórias por certos riquìssimamente e incomuns de atos de humanidade e heroismo singelo que (imagino, fertil sempre), envolveu - além e muito além de suas sofisticadas e complexas demandas de origens geo-políticas - os resignados seres humanos que certamente alí deram até vidas, mártires por certo, para a construção daquela COISA entre as 7 Maravilhas do Mundo. qua...Muralhas são Muralhas e - só para traçar aqui uma diferença ideológica a nivel temporal - lembro-lhes que o já não mais tão famoso ex-Muro de Berlim, sempre me pareceu uma titica perto daquela tètricamente majestosa; infindavel e sinuosa anaconda-sucuri de pedra; suor; e quicás, mas, e certamente, muito sangue.

k-cild`s...e noves-fora, tal pura prosa: e isso a ver com o Market?

2 comentários:

André disse...

Essa é ducaraio...
http://img7.imageshack.us/img7/6720/daily.png

trix disse...

China reafirma políticas e diz que retomada ainda não é sólida

A China vai manter suas atuais política monetárias, porque apesar da economia estar melhor, ainda não está crescendo em um ritmo sólido, disse o primeiro-ministro, Wen Jiabao, nesta segunda-feira.

Em comunicado, Wen acrescentou que Pequim vai assegurar um fluxo sustentável de crédito e liquidez "razoavelmente suficiente" para a economia.

"Precisamos ver com clareza que os fundamentos da recuperação ainda não são estáveis nem solidificados nem equilibrados. Não podemos ficar cegamente otimistas".