sexta-feira, 10 de julho de 2009

Um pouco de pessimismo nos pequenos detalhes

Uma menina de 11 anos que morreu no fim de junho é a primeira vítima fatal da gripe A (H1N1) no Estado de São Paulo, informou a Secretaria da Saúde do Estado nesta sexta-feira. Esse é o segundo óbito relacionado à doença no Brasil - o primeiro foi um caminhoneiro do Rio Grande do Sul.A menina foi internada em um hospital privado de Osasco e faleceu no dia 30 de junho. Dois dias antes a garota sentiu dores abdominais e vomitou, sem sintomas da doença, e foi encaminhada à unidade de saúde. Acabou liberada e retornou com sinais de choque séptico no dia em que morreu por conta de uma parada cardiorrespiratória. A gripe suína só foi confirmada após o óbito.Os pais da menina, o irmão e uma pessoa próxima também apresentaram sinais da doença, mas passam bem. A família é de classe média e os filhos têm matrícula em escola pública, informou o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. Ele afirmou que a forma como a garota se contaminou está sob investigação. "Acreditamos que essa não foi a causa da morte, mas a gripe ajudou a diminuir o sistema imunológico dela, que já estava comprometido", disse o secretário em entrevista coletiva. Ele afirmou que a criança sofria de outros problemas, entre eles pneumonia, e já apresentava baixa imunidade.O secretário disse que nada mudará em relação à política de combate à doença em São Paulo. "O caso mostra que o Estado está em alerta", disse.Segundo os familiares, a criança não viajou para o exterior nem teve contato com pacientes com sintomas da gripe. No dia 1º de julho, um irmão da criança, de 7 anos, apresentou os sintomas da gripe e foi levado ao instituto Emilio Ribas para ser internado em isolamento. Ele já recebeu alta, com recomendação de isolamento domiciliar.Número de casosO Estado de São Paulo registra até o momento 457 casos da nova gripe. No total, cinco pessoas estão internadas. Dois seguem em estado grave na UTI - um na capital e outro no interior.

7 comentários:

Samuel Ramos disse...

bahhhhhh meu velho, no big deal

todo dia morre um monte de gente por gripe

mas se quiser comprar tamiflu o sofrer com os pesadíssimos efeitos colaterais, o Rumsfeld agradece
hehehe

Fact Finder disse...

E tem um jogadô de futebol que agora tá mais preocupado com a SIDA que com a SWINE FLU.
:D

Bob disse...

hehehehehe e não é de estranhar esta do TAMIFLU? Governo brazuca confisca todo o estoque do país e laboratório não repõe para venda. Ué, Lab. Roche não quer lucrar? Uhm, ou será porque o dito governo não pagou o que confiscou e lab. tem medo de novo confisco?. Capaz não existe isto, hehehehehe.

Samuel Ramos disse...

o lulla que se fresqueie que o Rumsfeld usa (de novo) a desculpa de ocupar o Iraque, quer dizer, Braziu para recuperar a vacina e bota os milicos nos poços secos do pré-sal
:D

Bob disse...

Último comment sobre H1N1 colado do renomado NEJM: First, this virus tends to infect relatively young, healthy people, and it caused a high hospitalization rate of 2% in the United States even before testing shifted to emphasize severe cases.3 Second, the much higher proportion of people likely to be infected in a pandemic (because of limited immunity to the new strain) will mean substantially higher levels of severe outcomes than usual. A virus that is fatal in "only" 0.15% of cases but infects twice the typical number of people would cause about three times as many deaths as typical influenza, or more than 100,000 deaths in the United States. Moreover, this "mild" illness will almost certainly take a more severe toll in less wealthy countries, as infectious diseases routinely do. The Northern Hemisphere may see a decline in transmission over the summer, but the 1918 pandemic demonstrated that sustained spring and summer transmission is possible for a novel influenza strain, and the Southern Hemisphere is entering its influenza season now. The Southern Hemisphere, at least, and possibly the entire world, is likely to see a substantial epidemic of this virus in the next few months, with attack rates exceeding those in a typical influenza season, before significant quantities of vaccine become available.

aguia disse...

kua...

e o que DIZ a OMS?

Bob disse...

OMS? Tipo de lugar que dá emprego a politicos como um presidente de um tal pais. Vão querer que os laboratorios produzirão a nova vacina que doem para paises pobres.Piada!
Estou dizendo já algum tempo:o H1N1 mata jovens e adultos jovens e não como a gripe sazonal que mata idosos e crianças abaixo de 2 anos.

4 mortes no Brasil: 9/11/29 e agora 28 anos.