domingo, 19 de julho de 2009

BOB - Ações em Topos - NATU, SULA e TOTS

Olha só BOB, das 3 abaixo, não tenho análise profunda, mas tem muita coisa gritante.

1. NATU3

Eu não consigo comprar natura a estes preços. A não ser que eu queira comprar um crescimento embutido de 20% a.a. pelos próximos 5 anos, não tenho muito como justificar o preço atual.

A seu favor, ela tem baixo risco, baixíssima dívida (no seu contexto), marca forte, possibilidades de expansão. Usa pouco patrimônio líquido pra gerar lucros, e o custo de qualquer produto é irrisório perto do preço de venda.

Assim, é uma linda, bela empresa. Certo estava um certo submarinista amigo nosso quando comprou muito na mínima histórica.

Mas hoje, a ação está saindo a 14 vezes o patrimônio líquido, P/L de 20 vezes o lucro. Price/Sales de 3,2. Como disse acima, se eu não achar que esse lucro vai triplicar e logo, então não dá pra comprar fácil não.

O pior é que essa ingrata (hehehe) é conhecida por subir mesmo estando cara. Eu não compro, mas bem que pode continuar subindo...

Queria saber a opinião do Fact sobre ela.

2. TOTVS (TOTS3)

Essa além de parecer mais cara que a Natura, não tem a qualidade de uma Natura!
O setor é competitivo, a pergunta é simples: se uma das duas empresas - Natura ou Totvs - for ter desaparecido da face da terra daqui a 15 anos, qual será?

Preço/Lucro de 34 (ca*****, 34?), Price/Sales de 3...
Rentabilidade patrimonial baixa, não tem muita depreciação pra ter fluxo de caixa disfarçado...

O que precisa acontecer para um P/L de 34 ficar viável? O lucro tem que ficar 5 vezes maior... então se você conhece a empresa e vê ela ficar, claramente, não cinco, mas 10 vezes maior, talvez possa justificar a compra aos preços atuais...

Lucros crescentes e a empresa pode ir muito bem, mas as probabilidades não estão a favor não!!!

3. Sulamérica

A única cujos indicadores merecem ser analisados pois talvez a empresa esteja realmente barata (apesar da alta de 100%).

Lucro razoável comparado ao preço de mercado, o patrimônio líquido baixo é vantagem...

Mas isso eu não tenho como ver rapidamente...

Grande abraço!

5 comentários:

Bob disse...

Valeu Ladayette. Brigaduuuuuuuuu!
Devo pizza com borda.

Anônimo disse...

Ô Zemané! me explica o tal do O-C-O de vc e sua patota tanto tava falando! Cria juíz, garotão.
Cadê a "madeiira!" Você, o Samu e o Fact et alli são, penso eu, uma simbiose de "terroristas da alta + vestais da queda". O daibo é que gosto de vocês! Agraços!

Bob disse...

Diabo do OCO ou OCOi é que a figura só confirmada ao romper a neckline.Até ali, tudo é suposição.
By the way, FACT sempre alertou que OCO não era OCO hehehehehe.
Cheio de relatório pago falando no OCO , aqui pelo menos é di gratis, hehehehehe.
Viva o Lulla e Tamiflu neles

Anao Nimo disse...

qua, eh pau pra dar com pedra, ou, vice-versa.

grana injetada pra retardar a morte da Inês.

axu ki o nosso meu ovo, digo, OCO, gorou bicozi ta entrando uma puta grana de impressora no market - eh bufufa chapa-branca 'pra dar com pau' - pra impedir o retorno de Jedi... but, num dianta naum ki o tal pau tambem ta OCO!

quero ver se conseguem 'enfia-lo' na nos 9 KG.



(but, por via das duvidas, vou nessa de Anaonimo caso alguem queira jogar pedra)

Anônimo disse...

Lafayette,
Parabéns por sanb 3/4, lá atrás, abril ou maio, quando ainda estava a 0,12 e 0,13.
Mercado demorou a aceitar, porém,
cedo ou tarde, os fundamentos falaram mais alto.....
(Ou será que é apenas efeito da Oferta essssperta de Ações...)
Timbuka