sábado, 5 de setembro de 2009

Ok, but is it true?

O excerto que o Bob colocou nos comentários do meu post sobre o dólar é parte de um texto chamado

"The Five Financial Shockwaves to Expect When China’s Yuan Swaps Places with the U.S. Dollar

By Keith Fitz-Gerald"


A parte que me interessa discutir é:

" 1)Global Gloom Leads to U.S. Doom: The U.S. dollar goes into freefall for the simple reason that if no country has to hold dollars any longer, they won’t. Instead – thanks to the ragged state of the U.S. government’s finances – many countries will dump greenbacks fast as they can, which will only put additional pressure on an already-strained U.S. financial system, which in turn will further damage our economy. "


Discuta-se:


if no country has to hold dollars any longer, they won’t.

Será verdade?
Parece-me que há um jogo, no sentido econômico da palavra, em que os grandes países podem querer buscar um ganha-ganha.

O fato é que com a crise nos EUA todo mundo se viu comprado em moeda podre. A China principalmente, sendo o principal financiador; mas junto vai toda a Europa, e também o Brasil-sil-sil. Todo mundo tem reservas dolarizadas.

Por que eu vou querer destruir o valor de minhas próprias reservas?
E se eu vou vender, vender pra quem?

Não é mais fácil todo mundo jogar o jogo do contente e ficar com as próprias reservas, esperando maturar? Daí sim, talvez - parar de financiar, o que vai dar um belo de um hard time nos EUA.

Mesmo segurando as reservas, esse pessoal vai ver seus treasuries perderem metade do poder de compra, that´s for sure. Mas por que perder ainda mais, willingly?

Qual cenário é mais provável? Não sei. Curiosamente, empresas, imóveis, e papéis ligados a imóveis me parecem um lastro melhor que moedas agora. Para governos, não é muito exequível. Talvez cestas de moedas bem multilaterais e lastro em riquezas minerais...

2 comentários:

Bob disse...

Lafa e outro detalhe. O texto induz a pensar que a nova moeda do mundo será a moeda chinesa. Pqp, acreditar em comunista capitalista como moeda de lastro? ai,ai,ai.

Lafayette disse...

Parece aquela piada. Você sabe que o mundo mudou quando o melhor rapper do mundo é branco, o melhor golfista do mundo é negro, o Brasil é exemplo de solidez na economia mundial e os alemães não querem mais ir pra guerra!