segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Tidal Wave

Não faz parte dos estudos de Elliott, ou qualquer outra teoria de mercado! Fenômenos marítimos naturais (?) e metáforas...

Uma tidal wave é a famosa "onda de maré", muitas vezes confundida com uma Tsunami - esta provocada por abalos sísmicos no fundo do mar e irradiada em forma de swell até atingir a costa.

E aqui nos mercados financeiros, capitaneados pelos índices da Matriz (DJIA e SPX), a maré voltou a secar. Se não for a pororoca da Amazônia...

Neste caso é bom ficar esperto!


Sobraram divergências nos gráficos: além do OBV e MACD, um dos indicadores que eu mais observo é o estocástico lento. E olha lá no diário... fez topo mais alto sem o indicador acompanhar. Depois de 5% de queda fica fácil atestar... mas isso não aconteceu hoje, já estava claro desde a rejeição de preço nos 42.300, com o falso rompimento da congestão, o famoso violino (ou foi violoncelo?).

Confirmando a perda desse suporte (mais psicológico) nos 40k... tem que ficar de olho no último fundo em torno de 36.500. Abaixo disso só a LTA em 35k, e a base do caixote!

E se for só um Pull Back, como perguntou o Airbus?

Caso seja apenas um PB, sorte de quem acreditar e montar estratégias com base nisso! Mas os 3k que o índice perdeu, e os reais que Petro, Vale e outras devolveram já proporcionaram bons ganhos nas vendas... e avaliando o cenário pelo gráfico na periodicidade semanal, até pouco tempo atrás o mercado vinha caindo em linha reta. Este repique pode vir a ser um prenúncio do pivot de baixa que está se armando para fechar o "caixão" do aguia, arrebentando o trading range entre 30 e 42k, e levar nosso índice às profudenzas dos 20 mil pontos, ou abaixo (???).



Não sou eu que desenho o gráfico! No máximo tento antevê-lo, acompanhar a tendência e, na medida do possível, tirar algum proveito nos resultados que obtenho com os meus trades! ;-)

Abs ^v^

4 comentários:

aguia disse...

olá Ave:
.
.
não 'discuto' Charts; apenas os olho, tentando vê-los - meticulosa; paciente; cuidadosa e apaixonadamente - como se deve olhar e tentar entender a intenção que o artista tem levando sua inspiração para a Obra de Arte.

...e assim, tento SENTIR, o que o chartista - tendo o quadro do mercado como tela - vê, ou pensa ver; e muitas vêzes tenta nos mostrar com seus traços ou uma simples pincelada; lembrando-nos que a musa inspiradora do MF é o money.

e tento mais ainda, quando olho só a tela, com alguma ajuda de minhas ferramentas (velha régua; compasso; tranferidor E A INDISPENSAVEL PÁ DE PACIÊNCIA) sentir, as intenções do autor - artista e criador primeiro da obra de arte, de um Chart do market - que é o próprio mercado.

[ ], ave.

Anônimo disse...

Oi! só um alo: eu cliquei nos 2 gráficos da mensagem mas eles não abrem. tá com um link errado pra outro site

Seagull disse...

O link não está errado não... rs

É o da fonte de origem do gráfico! ;-)

Abs ^v^

Seagull disse...

E ainda tivemos uma pororoca em Vale e Petro.

na semana que antecede o vendcimento as opções ficam altamente ariscas com os gammas explosivos.

Deu até para dar um belisco, seguindo o STS na especuleta intra (que o aguia adora! rs)

Você ainda lembrou do Quasar. verdadeiro Mestre no significado da palavra. Foi aluno do meu pai que depois, pelo seu talento, o convidou a dar aulas na faculdade de estatística.

Grande sujeito o Bruno... andou participando com efetividade, como colaborador de primeira linha, nos primeiros tempos do Seagull Trading.

Depois ainda postu no fórum, mas parece que não acreditava na inversão e fim da fartura. Publicou uns gráficos de drawdown, considerando normal as correções que se apresentavam.

Mas como é extremamente ágil e safo, deve ter se ajustado e entrado firme nas vendas apartir da perda da LTA por volta de 63k do ibovespa!

Abs ^v^