quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

carta ao velho companheiro: SEAGULL, o Gaivota.

grande pássaro marinho:

pensando em certos papos nossos, sôbre coisas e KGs, lembro-me de dizer-lhe que não analiso; não sou Analista: não creio em previsões (quanto mais sofisticadas, mais complicadas) e sei que ninguém - e repito, ninguém - conseguirá jamais sequer usar todos Indicadores e Ferramentas hoje existentes; quanto mais, acessar TÔDA a imensa parafernália de dados e informações; tanto registrados na história, quanto o que cotidianamente jorra nos vastos incalculaveis issues econômicos e no Mercado Financeiro; a nivel local e Internacional: números micro e macro-econômicos; profusão de siglas; relatórios (oficiais ou extra); artigos e coments, na midia e nos sites; seja de autênticas feras; insiders e ou grandes laboratoristas; ou as tais 'direcionadas' opiniões e sugestões de enganadores (e como os há); enfim, o TODO.

simplesmente por inacessivel ao incrivelmente restrito percentual de utilização de um cérebro humano (tipo 10% na média, diz-se); e então, velho pássaro e calejado observador, vou é pelo "jeitão" da COISA; tipo assim olhando um chart pachorrentamente; como se fossem tais quadros, obras primas artísticas - o que cada chart, na verdade o é - e nos ensina, quando observado como tal, silenciosamente, a Arte de melhor entender o market por mais que mil palavras (by Fact).

Lá na Matriz - dizia a muitos anos; em outra praia - os 9 'KG' serão Barreira ingrata para o Bull (e êle nem bezerro nascido era); assim como, a pouco tempo (final de 2.007, pôrrraí...) berrava aos amigos: a Tsú está vindo aí!... e só breca para fazer o KG, quando a Ursa grávida se empaturrar na chacina da Primeira Caçada; nos mesmíssimos 9KG (e com isso enchia a paciência e o saco do meu veneravel Meste Bob; como êle e Sir Fact certamente se lembram; e continuava, mensagens a fio): a grande onda vai até lá e vai apenas na espuma; para, só depois e na última virada, dar a verdadeira davastadora PORRADA!

Na Bolseta de Pindô, a zona do agrião seria uma paralela entre os 43 e os 33 KG(pôrrraí, nas imediações à volta destas duas linhas); e, finalmente, em ambos os casos, LÁ e K, a visão de tais pontos (ou linhas; tanto faz), depende tão sòmente do que qualquer meticuloso observador conseguir visualizar, observando de forma cuidadosa, e retrospectivamente, tais 'coisas' - principalmente num histórico quadro Monthly - mas, não apenas olhando tipo vapt-vupt, como se lê missivas chatas ou estorinhas em quadrinhos de newspaper - BUT (by Bob) - admirando as paixões humanas, expressas ali no quadro; mergulhando a vista ali apaixonadamente e sem pressa alguma como se deve fazer com uma Obra de Arte - as mensagens expressadas pela complexidade da ambição natural à psique humana; bem ali; refletida nos candelabros e nas zonas de congestões dos charts.

presunção talvez dizer algo assim?... nada disso; então descrença?... de certa forma sim, claro; pois os muitos anos de janela só me ensinaram - sôbre tamanha confusão e intrincadas complexidades - que a COISA tôda, na realidade, é, assustadoramente, muito simples.

observe...e verá que hoje todo mundo no market é analista... todos, ou quase - exceções feitas a muitos analistas especiais - técnicos consequentes e qualificados estudiosos e pesquisadores - como o são os nossos comparsas aqui do TiB - mas, a maioria, até esmagadora, faz 'leitura dinâmica' de tudo que devora lendo; e até dos CHARTS...

os Fantásticos e Maravilhosos Contadores de Histórias do Market!

mas como entender o sentido delicado do que dizem, olhando-os en passant, quase sempre apenas com um ligeirinho 'passar de olhos'?

quá...caro amigo, releve a minha empolgação; sei que é um cara muiiito ocupado e tem mil coisas a fazer, talvez sem tempo para ler isto que um velho; contemplativo; calmo e tranquilo e sem nenhum conhecimeto qualitativo; técnico e ou analítico, tem a lhe dizer.

ASSIM VAI DITO TAMBÉM AOS DEMAIS PACIENTES LEITORES DO TiB.

Um comentário:

Seagull disse...

Thats it!

Here I am... :-)

Abs ^v^