quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Joining the Gang

Muito honrado com o convite para integrar esta Equipe, espero poder retribuir dentro de minhas possibilidades e do tempo disponível que fazemos multiplicar. Afinal, não são poucas tarefas: chefe de família, cuidar do patrimônio, desenvolver e executar as estratégias, especular com as oportunidades que o mercado oferece no curto prazo, atualizar o meu blog Seagull Trading, e ainda administrar o Monitor Investimentos.

Além disso, serei mais um a conclamar pela reconsideração na despedida do Mestre... K B - Kome Back!!!

Então, e inaugurando a participação, o mercado:

Se tudo muda a cada instante, o que pode ser considerado definitivo? Nada! Sábio é quem está sempre preparado para enfrentar as alternâncias da maré, com salva-guardas protetoras para uma súbita inversão da corrente. Bolsa de Valores é sinônimo de renda variável, e ninguém pode querer se colocar como "senhor" da verdade. Analistas são pagos pelas instituições para emitir relatórios. Estejam certos ou não, são muito bem remunerados para isso.

Somos (falo por mim) traders, fazemos estudos do mercado, e nos dispomos a compartilhar isso sem comprometimento com resultados ou receio de errar. Todos que operam de verdade (e até os que fazem no simulado) sabem que a decisão de investimento é pessoal. Ninguém pode ser mais responsável pelos êxitos ou insucessos de suas estratégias do que o próprio dono do dinheiro. O ideal é que cada um assuma uma posição de monitor dos seus recursos. Aos que preferem seguir "dicas', considero mais recomendável aplicar em fundos. Ou investir em RF.

O negócio é pensar! Sem desqualificar os sistemas automatizados que hoje já dominam as transações na Matriz (e boa parte das ordens executadas por aqui), o poder discricionário do ser humano ainda é um grande diferencial. Pode-se fazer menos boletas... mas quem disse que o certo é estarmos posicionados full-time? Cautela para entrar, muita agilidade para sair e controle dos impulsos para saber o momento de ficar fora - a mais difícil tarefa para um operador inveterado.

Enfim, onde está o mercado? Quem manda é o SPX, o resto obedece... alguém ainda acredita em Decoupling?

Situando pelo nosso Ibovespa (ou como prefiro, o IBOPEVA = Índice da Bolsa de Petro e Vale), as commodities vão continuar ditando o rumo enquanto estas bluechips ostentarem tamanho peso na sua composição. O preço do barril de óleo e as perspectivas de exploração do minério irão determinar se o "caixote" - a grosso modo entre 30 e 42k (salvo os "violinos") - será finalmente rompido ou teremos um iminente retorno à base, para teste do último fundo em 29.435.

A tríade: gestão do capital, controle de risco e equilíbrio emocional!

Se há quem siga a tendência, mais sensato ainda é cuidar do volume:

Follow the money!!!

Para primeiro post, já falei demais sobre psicologia operacional... paus e pedras são bem-vindos. Já estamos acostumados... afinal, a essência de todo trabalho levado a público deveria ser a interatividade. Sem isto, tudo vira monólogo. A linha (tênue) entre a concordância e a crítica construtiva nunca se define, e a evolução através da troca de experiências e informações não atinge sua plenitude. Não se calem, expressem opiniões, participem com efetividade. Ganhar ou perder é consequência, o objetivo é procurar fazer a coisa certa. E acertando consistentemente, o resultado será sempre bastante compensador!

See U. Abs ^v^

13 comentários:

Fact Finder disse...

Seagull...o MultiHomem: em todos os lugares ao mesmo tempo (rsrs).

Seagull disse...

Esta relembrou os tempos que eu escrevia camuflado como "O Pregador", rs

Bispo Macedo perde... e a gente se desdobra!

Quando conseguir multiplicar também os pães, aí sim, o dinheiro vai jorrar! :-)

Abs Fact! ^v^

Unknown disse...

Bem vindo Seagull, já te "conheço" dos fóruns de investimento, é muito legal saber que vc tb estará contribuindo por aqui.
Eu sou um leitor assíduo do blog, confesso heheh
Porém acredito que poucos me conheçam, esse deve ser meu terceiro ou quarto comentário por aqui. :P

aguia disse...

hã?!...êsse cara errou o lugar?


quá... só faltava esssa: mais um torcedor do "Cruzeiro"
para torrar a minha já sempre sacrificada "paciência"...

xiii, lembrei-me: fui eu que - em conluio com o resto da
gang - o convidei (rsrsrsrs)... e agora então, fazer o Q?

Bienvenu, Passaralho marinho.

Anônimo disse...

... o título lembrou o disco ao vivo do Lynyrd Skynyrd quando chegou um novo guitarrista

One more from the road

Anônimo disse...

Boa pedida trazer mais um integrante para o TiB.

Seja bem vindo Seagull.

Agora uma pergunta, és o Pelicano do IA ?? Ou apenas uma mera coincidencia de nomes de passaros ??

Seagull disse...

Aos amigos, por partes:

Daniel: é isso aí, sempre bom estar junto dos bons! mas não basta ser leitor assíduo; tem que participar mais! ;-)

Todos podem agregar muito, independente do grau de conhecimento.

aguia, estamos na área. Até sou simpático ao Cruzeiro, o time, o banco e a corretora, minha parceiro, onde tenho muitos amigos (de infância!). Mas clube de coração eu só tenho um: e ele é TRICOLOR! :-)

Anônimo, eu ainda tenho este album. Em vinil. Comprei em 1978 quando morava no Canadá, e infelizmente não pude assistir a um show da banda que acabou tragicamente.
Freebird é o máximo!!!

Eduardo, obrigado pelas boas vindas. O Pelicano é outra ave, assim como o aguia, também voa, mas somos pássaros distintos!!! ;-)

Amigo de longa data, de remotos fóruns, ativos, decadentes ou falecidos! Hoje em dia, além do Seagull Trading.com e aqui, meus pousos estão restritos ao Monitor Investimentos. Ainda colaboro com uma turma do Nordeste no The Top Tips, e no portal de Educação Financeira do Alvaro Modernell.

Fora isso, qualquer gaivota pode ser semelhante, mas, não sendo a original, é apenas uma tentativa de plágio. Até minha marca (não) registrada já andaram copiando por aí. Fazer o quê? A internet é um mundo-cão...

O importante é poder juntar toda essa massa alada, os marítimos, anfíbios e terrestres (seres humanos inclusos, rs) e desta mistura chegarmos às melhores conclusões de modo a forma uma opinião que oriente nossa estartégias e tomadas de decisão.

Abs ^v^

Seagull

Bob disse...

Seagull, bem vindo mas como sou gaúcho grosso mesmo vou te perguntar: Vota, já votou ou é do PT?

aguia disse...

.
kkkkkkkkkk

cuidado com o IceBOB: responde não, caro Gaivota!!!

já chega o fato, lastimavel, do mau gôsto no futebol!

rsrsrs... [ ].

Seagull disse...

IceBOB... não é novidade, sou do PB: Partido do Brasil ! ;-)

Tenho sérias restrições a esta turma, mas diante minha impossibilidade de reverter o quadro antes de 2010, sou mais um na torcida para que tudo dê certo. E acho que acertaram (pelo menos) na escolha da chefia do BC.

Então não seria a hora de eu jogar contra...

Mas meu voto eles nunca levaram!

Abs ^v^

aguia disse...

quá: sou do PSIU... digo, do PSOL (só pelas pernas da Heloisa...kkkkk); e votei 3 vezes no lullinha: CONTRA o Collor (não me arrependo); CONTRA a prorrogação sacana do FHC (não me arrependo); e CONTRA o Serra (me arrependo pacas!... e nunca mais voto em ninguem: nem contra algo ou alguém; nem a favor).

o Brasil anda sòzinho (e mostrou isso sempre, tal como agora na mão desta máfia - ideológica de cueca -
e principalmente durante o 'hiato' do sai-não-sai do collorido).

felizmente Pindô é bem maior que seus políticos de merda.

falei k´rái!!!

Seagull disse...

Não é à tôa que, então, somos todos politicamente incorretos...

Mercado, finanças e meio-ambiente!

Aliás, meio não, totalmente ecologia... pela preservação e qualidade de vida.

Afinal, de quê serve o dinheiro se não para nos proporcionar felicidade?


;-)

Seagull disse...

Já que não se pode comprar SAUDE... que nisto sejamos abençoados!!!

E com a cuca fresca, para usufruir dos dividendos (e JCP) nas melhores coisas que a natureza e a vida nos oferece.

Como o bordão da Mastercard... há coisas que não têm preço!

^v^