sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Fundos Imobiliários - Uma onda nada agradável vem aí

Título alternativo: defendendo o interesse de quem?

A onda que está chegando é a mania de ser grande. Grande pra quê? Pra gerar taxas de administração mais gordas e salários mais altos pros executivos.

Caramba, FII´s sempre foram o lugar mais agradável da bolsa pra mim, e agora me vem essa.

Pra mim, tudo começou com a popularização, é claro. A Hedging Griffo começou engordando os seus dois fundos. Um está com R$ 200 MM e o outro com R$ 80 MM. Estão captando mais e no final teremos dois mamutes com R$ 300 MM cada.

Então temos aí a dificuldade de administrar vários empreendimentos, aliados à vontade de trocar periodicamente de investimento porque o antigo valorizou. Nada de errado nisso, se o administrador der conta do recado. Confiando na Hedging, tenho HGRE11, que me pareceu um dos mais baratos a R$ 1.100,00.

A Rio Bravo, pra mim, chutou o balde. Os cotistas aprovaram o aumento da remuneração da administradora, que agora é atrelado ao valor de mercado do fundo, anualmente, bem como deram carta branca pra que ela possa triplicar o número de cotas do fundo e investir o dinheiro no que bem entender, comprar o que quiser, sem depender de nenhuma permissão (deviam renomear para FII Rio Bravo Onipotente).

Com isso, ffci11 corre o risco de ser a minha primeira venda de FII´s na vida.
E olhe que essa semana estava comemorando que os euro11 que comprei a R$ 95,00 cada acabaram de passar os R$ 190,00. É, faz tempo.

Podem esperar que vem mais de onde estes vieram.

Pra mim, vai ser hora de priorizar FII´s sem marca, sem fama, e sem mania de grandeza. Com isto, acho que deixo bem claro quais ordens de compra eu vou botar (ou já botei) na pedra daqui pra frente.

______________________

Disclaimer: eu não recomendo que você compre nenhum dos fundos citados, e não recomendo que você compre nenhum dos fundos não-citados. Os riscos são altos, sobretudo aos preços atuais, e o risco de perda patrimonial para quem comprar um FII hoje existe e pode ser bem doído. Finalmente, tenho pequena posição comprada em todos os fundos citados no texto, exceto HG Brasil Shopping.

(*) Pequena. Sou uma pulga. Meu sonho é um dia virar uma pulga gorda.

Um comentário:

André disse...

O valor das cotas deve cair quando sinalizarem aumento da SELIC. AXU. Segundo os gurus, segundo semestre de 2010. A inflação vai nos avisar antes.