sexta-feira, 2 de outubro de 2009

briv / criv - A might-be Value Trap

Estava outro dia falando de value traps.

São papéis que parecem baratos em uma filtragem fundamentalista, mas na verdade existe algum problema de difícil detecção em seus fundamentos, que fará a empresa ficar estacionada - bem como a ação - pra todo o sempre, amém.

Aí é que mora o problema. Fundamentalistas devem ser pacientes por natureza. Levam tempo para garimpar uma barganha, uma empresa sólida, financeiramente estável, e promissora, negociada a um preço baixo. E quando acham, compram. Acumulam mais com o tempo e ficam esperando. A value trap se disfarça de barganha - mas não é.

Como detectar uma? That´s the million dollar question.

Uma que merece o benefício da dúvida é o grupo alfa - criv + briv + rpad.

Pra começo de conversa, está barato há quatro anos, pelo menos. Desde 2005.
Os lucros crescem - mas o dinheiro não chega. Os dividendos não são desprezíveis mas não são aquela coisa. Neste período houve vendas de ativos que geraram lucros extraordinários, mas o dinheiro... cadê? Dividendo ele não virou.

Taí, senhores. Sugiro uma visita ao guiainvest (www.guiainvest.com.br) e uma checada em criv3 / criv4 / briv3 / briv4 para ver que só o tempo e/ou análise profunda vão saber diferenciar um do outro.

Um comentário:

Leo disse...

Lafa, tenho me perguntado isso há mais de um ano, fica sempre a dúvida mas por outro lado não consigo descartá-la como sendo um investimento interessante. Há algo perturbador sim, no sentido de que os lucros deram uma freada no crescimento, mas por outro lado é difícil entender para onde o dinheiro está indo (reinvestido com margens menores? dificuldade de captação? se perdendo dentro do grupo?). Não gastei muito esforço para tentar entender, pois de toda forma os dividendos não deixam de estar razoáveis. Não sei se é muito evidente também justificar que é uma value trap pelas cotações. É preciso entender o que eles estão fazendo com o patrimônio líquido, que continua crescendo. Seria uma boa possibilidade de aquisição, mas pelo visto essa possibilidade não está sendo vista como provável...

aquele abraço