segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Notícias, Fundamentos e/ou Gráficos?

Disciplina, organização, foco, paciência e independência.

Como discurso - ou até propaganda - as palavras são muito bonitas.

Isto deve ser aplicado a TUDO na vida.

Há quem seja ferrenho adepto da AT e diga "esqueça as notícias"... "não temos bola de cristal".

Mas os gráficos são bolas de cristais??? Eles asseguram o futuro? Acho que é aí que a coisa peca...

Tanto as notícias como os gráficos espelham apenas o PASSADO!

O futuro e o lado direito do gráfico serão decorrências dos acontecimentos atuais. O gráfico pode "indicar" a possibilidade de um comportamento na bolsa (nos índices ou algum ativo particularizado). Mas como hoje em dia todas as praças seguem a mesma tendência, isto não é um Santo Graal, Oráculo, Mágica ou obra de feitiçaria.

Se fosse assim, os "analistas" AFIRMARIAM ao invés de SUPOR. "Se acontecer isso, pode resultar nisso..."

É tudo muito vago e sugestivo. Tirando os caras que trabalham para corretoras, que sabe-se lá como projetam targets para os ativos (que raramente se cumprem), ninguém vem aqui e diz: É para COMPRAR ... que VAI a TANTO. É sempre um PODE... DEVE... os gráficos servem mais como um indicativo - uma guia - do que está acontecendo, do que propriamente daquilo que virá pela frente.

E eu diria até mais... mesmo com a análise dos fundamentos não considerando os fundos e topos, ela ainda é a essência do mercado. O Value Investing... é isto que pode enriquecer um investidor. Ficar nesta prosa de que o indicador está em divergência, a fibo está pensando, se for foi, se não for é porque não tinha que ir... chega a beirar a ingenuidade!

Um ataque terrorista aos EUA quebra qualquer sequência de alta que um gráfico esteja apontando...

Então como é que os fatos não têm importância???

E para concluir: o que eu observo é que os resultados baseados "apenas" na AT não são consistentes ao longo do tempo. São espúrios, o índice de acerto quando fica em 50% já não é ruim! O grande diferencial está na gestão do capital e controle de risco. É isto que faz potencializar os ganhos e estancar o prejuízo mais cedo; de resto é como "cara ou coroa"! Pode subir, cair, ou ficar de lado (e a moeda acabar em pé!?!?!? rs)

Quem é o grafista que ficou milionário apenas operando o que indicavam suas análises?

No máximo, a especulação paga umas cervejas, churrascos, compra um carro novo,... mas rico mesmo fica quem "investe"... nas BAIXAS... e tem paciência para esperar o mercado reagir!

Bem, o assunto é antigo e polêmico. Não é só aquela velha discussão entre AT x AF... o que é melhor?

Para mim, independente da ferramenta (se puder, use TODAS), o importante é dinheiro na conta e o patrimônio crescendo!!!

Abs ^v^

2 comentários:

Fact Finder disse...

Também acho que o value investing possa enriquecer o investidor, SG. Nos EUA deve haver um bocado deles. Aqui não conheço nenhum, sem que tenha em algum momento se utilizado de expedientes ilegais do tipo insider trading.

Seagull disse...

Certamente (as a matter of FACT) temos aqui nossas peculiaridades Pindo-Tupiniquins!!!

Fazer o quê?

Eu continuo seguindo as regras (lícitas) do jogo bursátil, e procurando filtrar os inputs, sejam notícias, indicações gráficos, números de balanços (apesar de nem sempre confiáveis), e tudo mais que puder auxiliar em minhas tomadas de decisão quanto aos investimentos.

O fato é que, para isso, é realmente preciso ter alguma experiência para não se deixar contaminar com tanta informação.

Grande Abraço Mestre Alex! ;-)

^v^