sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

DAX e os mercados atrelados

A bolsa de Frankfurt é uma das mais importantes e representativas da comunidade européia - atolada na crise e com muitos de seus países-membros entrando em recessão. A queda no PIB gerando números negativos por dois trimestres consecutivos evidencia isto tecnicamente.

A Alemanha sempre foi uma potência e, depois da reunificação, teve que lidar com as grandes diferenças culturais e sociais impostas pelo "muro". Os imigrantes do leste da Europa só fizeram aumentar os problemas trabalhistas por aceitarem posições menos privilegiadas e salários inferiores, gerando mais desemprego e insatisfação do povo nacionalista. As maiores empresas agora reduzem suas linhas de produção, fragilizando ainda mais os números da economia, que continuam se deteriorando, com a enxurrada de adversidades que começou nos EUA.

Enfim, com todas estas complexas questões macro, e considerando que os mercados atualmente andam todos de mãos dadas, vamos simplificar a coisa (as BOB), apenas observando o comportamento do índice DAX, que bem reflete o cenário, e se encontra nesta situação:


Fundo triplo, ingressando em um incipiente canal de alta que faz as projeções do pivot levarem o índice de volta para os 5 mil pontos. O estudo de Fibonacci no eixo do tempo -Time Goal Days - indica a possibilidade de um novo topo se formar daqui a uns 60 dias.

Mas como todo lado direito do gráfico é sempre uma incógnita, o melhor a fazer é pautar as decisões com base naquilo que temos hoje! E como um descolamento da Matriz (SPX) continua sendo bastante improvável, só mesmo o aporte de muito dinheiro gringo em fuga poderia levar a Bovespa adiante.

Então é interessante analisar também estes quadros abaixo, que indicam a variação do PIB entre os países desenvolvidos e emergentes durante as crises americanas, e a contribução das diversas economias para o crescimento mundial nos últimos anos.

Fonte: polycrav; Fórum Monitor Financeiro

Se perder menos pode servir de consolo...

Abs ^v^

5 comentários:

Anônimo disse...

Dinheiro em fuga é o primeiro a pular fora de qualquer barco quando ele ameaça ir à deriva. Esse capital dos gringos é muito esperto e rápído.

aguia disse...

isso!!!

valeu as 15:

capital quiabo.

flapao pro6 dois!

Seagull disse...

Caro anonimo (porém, quase familiar)

Não seria o caso do barco estar à deriva ...?

E o risco maior de ir à pique? ;-)

Mas sempre existe a possibilidade de encontrar um embate em costa fértil, farta em alimentos, repleta de riquezas minerais, com habitantes amigos e índias voluptuosas...

Acho que isto já aconteceu há mais de 500 anos atrás!

Se a história é cíclica e os eventos costumam se repetir.

Mas o mundo de hoje parece menor... e plano. Vento que venta lá, traz chuva e inunda cá.

Ou vamos todos de mãos dadas de volta ao paraíso, ou permaneceremos neste purgatório! ;-)

Absssssssss ^v^

Seagull disse...

Pior é que o inferno fica logo ali...

Mas quem está firme, abraça o capeta sem se espetar no seu rabo (ops... dancei em 15 pilas)

:-(

aguia disse...

BOLETO A CAMINHO!!!