
E os suportes no DJIA vão sendo perdidos: 9 mil, depois 8k, 7.500...
Agora estão rezando pela manutenção dos 7 mil pontos!
Quantos fundos tem esse caixão...? ^v^
Mercados e Finanças tratados de maneira politicamente incorreta
-------------------------- P A... C I E N C I A -------------------------
toda a vida pregressa de DJIA, > 80 anos, pra quem 'axa' que WS ja caiu D+ (como eu havia prometido a um comentarista).
Ainda "enressacado" (não pela folia, mas das aulas de surf para as crianças e com ondas que subiram - hoje - depois do Carnaval), aos poucos vou retomando a rédea dos negócios.
E a Matriz não parou de funcionar neste período... pelo contrário, volatilizou bastante! Vamos acompanhar para ver como a Bovespa tira (?) este atraso. O "gap" na paridade continua...
Ontem Obama falou... foi muito aplaudido... mostrou compromisso com a transparência em seu governo. Mas esperamos que as suas propostas possam ser implementadas e viabilizadas. O que se conclui é que, apesar de todo empenho, o ano de 2009 será mesmo difícil.
Muito apropriadas foram as palavras que tive o prazer de ler na mensagem do Zarautz. Com seu vasto conhecimento, experiência de quem trilhou a carreira diplomática e agora vive há muitos anos na América, ele bem sintetizou como estão sendo os esforços para conter a crise:
É uma briga de foice no escuro! O negócio é continuar tentando...
Abs ^v^
Disciplina, organização, foco, paciência e independência.
Como discurso - ou até propaganda - as palavras são muito bonitas.
Isto deve ser aplicado a TUDO na vida.
Há quem seja ferrenho adepto da AT e diga "esqueça as notícias"... "não temos bola de cristal".
Mas os gráficos são bolas de cristais??? Eles asseguram o futuro? Acho que é aí que a coisa peca...
Tanto as notícias como os gráficos espelham apenas o PASSADO!
O futuro e o lado direito do gráfico serão decorrências dos acontecimentos atuais. O gráfico pode "indicar" a possibilidade de um comportamento na bolsa (nos índices ou algum ativo particularizado). Mas como hoje em dia todas as praças seguem a mesma tendência, isto não é um Santo Graal, Oráculo, Mágica ou obra de feitiçaria.
Se fosse assim, os "analistas" AFIRMARIAM ao invés de SUPOR. "Se acontecer isso, pode resultar nisso..."
É tudo muito vago e sugestivo. Tirando os caras que trabalham para corretoras, que sabe-se lá como projetam targets para os ativos (que raramente se cumprem), ninguém vem aqui e diz: É para COMPRAR ... que VAI a TANTO. É sempre um PODE... DEVE... os gráficos servem mais como um indicativo - uma guia - do que está acontecendo, do que propriamente daquilo que virá pela frente.
E eu diria até mais... mesmo com a análise dos fundamentos não considerando os fundos e topos, ela ainda é a essência do mercado. O Value Investing... é isto que pode enriquecer um investidor. Ficar nesta prosa de que o indicador está em divergência, a fibo está pensando, se for foi, se não for é porque não tinha que ir... chega a beirar a ingenuidade!
Um ataque terrorista aos EUA quebra qualquer sequência de alta que um gráfico esteja apontando...
Então como é que os fatos não têm importância???
E para concluir: o que eu observo é que os resultados baseados "apenas" na AT não são consistentes ao longo do tempo. São espúrios, o índice de acerto quando fica em 50% já não é ruim! O grande diferencial está na gestão do capital e controle de risco. É isto que faz potencializar os ganhos e estancar o prejuízo mais cedo; de resto é como "cara ou coroa"! Pode subir, cair, ou ficar de lado (e a moeda acabar em pé!?!?!? rs)
Quem é o grafista que ficou milionário apenas operando o que indicavam suas análises?
No máximo, a especulação paga umas cervejas, churrascos, compra um carro novo,... mas rico mesmo fica quem "investe"... nas BAIXAS... e tem paciência para esperar o mercado reagir!
Bem, o assunto é antigo e polêmico. Não é só aquela velha discussão entre AT x AF... o que é melhor?
Para mim, independente da ferramenta (se puder, use TODAS), o importante é dinheiro na conta e o patrimônio crescendo!!!
Abs ^v^
"Bob disse...
Bolsa forasteira
Os investidores estrangeiros pararam de rodar feito peru bêbado na Bolsa brasileira.
Em vez do desengonçado e aleatório “entra e sai” dos últimos dois meses de 2008, voltaram a operar de maneira regular tanto na compra quanto na venda.
Parecem até bailarinos do Bolshoi, dada a simetria da coreografia.
Este movimento, conhecido no mercado como
“rounding botton”, tem sido um dos principais responsáveis pela recente alta da Bolsa.
Desde meados de Janeiro, quando se intensificou este comportamento, o Ibovespa já subiu mais de 12%.
Apenas nos cinco primeiros pregões de fevereiro, os estrangeiros compraram R$ 1,2 bilhão."
... da BOLHA da "Descolada" e pra mim eh o meirelllle$$$.
Sem dúvida (com muitas dúvidas... rs), o período é de incerteza!
Mas ainda continuo acreditando (há tempos) em uma longa lateralização do Ibovespa. Ele pode até espetar para cima, violinar abaixo - ou vice-versa - que eu ainda tenho minhas balizas em 30 e 42 k, com alguma margem para cada extremidade.
Hoje (ainda) estamos no alto, e a torcida é pelo rompimento da resistência. A euforia chegou até a recrudescer. Logo podemos estar presenciando novo teste na base do caixote. O íncrível disso é que muitos pensam em comprar em momentos como agora e ficam com medo de entrar no suporte. Trocam pé, mesmo sabendo que o stop é curto.
O ideal é comprar nas baixas (preferencialmente perto de suporte) e vender na alta, na faixa de resistência. Ou entrar após confirmação da perda do fundo / rompimento de topo... a velha congestão é sempre um bom parâmetro quando chega nos seus extremos. Por que não seguem esta cartilha simples?
Temos mesmo que ser fiéis ao nosso perfil operacional. E procurar fazer o melhor dentro dos recursos que temos disponíveis e nossas características individuais. A inteligência nos faz pensar... e isso muitas vezes leva à hesitação. Por isso dizem que o macaco é um bom operador (apesar de não ser estrategista). Dificil separar os dois sem gerar conflito: o que define as estratégias e o executor .
Como somos um só, e agimos por conta própria, devemos tentar conciliar o "tico" com o "teco". Juntando ao money management e risk control, o equilíbrio emocional, a fórmula do sucesso está traçada!
Com ou sem o "pacote" de Obama!
"Markets by Fact Finder" ...
Continuo achando estranha esta situação... a Matriz briga (por baixo) para se manter sobre um suporte (?) e o Ibovespa insiste em disputar o alto da congestão.
O derradeiro fundo do nosso indice está explícito aos 30k (29.435), mas outros, intermediários, surgiram no meio caminho - sendo o mais próximo e representativo na faixa de 36.000/36.500.
Vamos ver qual vai ser o comportamento futuro das bolsas... não dá para supor um descolamento definitivo a esta altura. Mas em renda variável tudo é possível, e acaba sendo comum distorções ocorrerem por algum período determinado de tempo.
No final das contas a coisa acaba se acertando... e devemos continuar seguindo o "líder"!
Abs ^v^
PS: Voltando aos poucos (e devagar...) das férias...