segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Settle for enough!

Volta das aulas, CBN ligada, Mauro Halfeld comenta um estudo interessante. De acordo com ele, em 101 anos, as ações deram um rendimento médio de 4,5% a.a. acima da inflação e a renda fixa, 1% a.a. acima da inflação.

Qualquer estudo destes tem que ser visto com muita cautela, por uma série de motivos. Pegar todas as ações realmente é algo parecido com comprar a economia inteira do país, que não pode crescer a taxas muito maiores que isso para sempre. Além disso, o método de cálculo não representa a ação do investidor instruído, e passa por momentos críticos, como crashes. Os resultados também podem variar muito por erros de cálculo grosseiros, survival bias, selection bias, mil etc.

Mas ainda assim, este tipo de estudo suscita uma pergunta interessante.

Sabendo de tão baixas médias, porque os investidores se recusam a aceitar retornos razoáveis, apenas para buscar a magra possibilidade de retornos ultra-estratosféricos?

Os exemplos não faltam.
Às vésperas do governo Lula, havia a possibilidade de comprar NTN´s de longo prazo oferecendo IGPM + 12%, IPCA + 12% a.a. Honestamente, isso é muuuito melhor que 4,5% a.a. acima da inflação. E o melhor é que é acima da inflação mesmo. Afinal, o título já é indexado.

Ainda assim, a própria existência do título com juro real de 12% já é uma prova de que ninguém está interessado nele.

Depois disso, tivemos:
Debêntures da petrobras pagando IGPM + 10% a.a.
Cesta de fundos imobiliários oferecendo IGPM + 10% a.a. (bastava comprar um pouco de cada)

Num passado não distante:
Fundos e NTN´s pagando a perspectiva de IPCA + 10% a.a.

Hoje e sempre:
Dividend Yields de mais de 8% a.a. acima da inflação, cash cows sendo vendidas a preço de banana em épocas de crise.

Até mesmo para o investidor sem muita capacidade de selecionar fundamentos. Pegar a média das ações, coisa feita pelo estudo, é diferente de escolher uma categoria, por exemplo, value (baixo P/L) ou cash cows (alto dividendo). Estas duas categorias costumam ter retornos mais elevados, estudo após estudo, país após país.

Ainda assim, a maioria dos investidores se recusa a botar algum dinheiro nas monótonas cash cows, nos monótonos fundos imobiliários, e mesmo agora, nas monótonas NTN-B, que protegerão meu dinheirinho ano após ano.

É coisa parecida com recusar uma linda mulher porque isto elimina todas as suas chances de casamento com a Megan Fox.

Curiosamente, a recusa é mais forte justamente em momentos de crise, quando as opções acima estão oferecendo retornos ainda mais altos. Talvez possamos verificar isto novamente em breve.

8 comentários:

André disse...

Excelente !!!

Fact Finder disse...

Lafa, existe uma tendência inata nos - principlamente novos - investidores/traders de acreditar piamente que irão obter retornos acima da média. Geralmente partem para a renda variável depois de angariar algum sucesso profissional nas suas áreas de atuação. [Isso complica ainda mais.] No entanto, retornos acima de médias históricas no longo prazo só pode ser obtido depois de percorrida a learning curve e nada do que tinham até então aprendido em suas profissões lhes servirá nessa seara. Mesmo assim é algo para muito poucos. Contentar-se com uma NTN-B é, no fundo, uma derrota psicológica. :)

Bob disse...

BT pessoal, escolhi certo então
NTN-B e serve de margem para operar indice.Porbelma é devolver todo juro em operação errada, hehehe.

Bob disse...

deus do céu, cada dia pior modo de escrever....Problema...

Marcio disse...

O Lafa tocou em um ponto... e eu iria além: comprar (as pechinchas) na baixa, e vender nas altas. Operar nas duas pontas!

Não é assim que funciona o mercado?

Comprado eu sempre estarei... em algo - quando estiver subindo. Nem que seja um ETF short, rs. Ou em títulos, ações, cambio, ou até brinquedinhos novos para adultos, pagos com o lucro da RV, também como forma de usufruir dos seus resultados, e baixar um pouco a exposição a riscos.

Isso quando não fico travado ou vendido mesmo... quantos tipos de cobertura podemos usar como mnargens nos índices...

Bom... com vcs eu sempre aprendo mais... cada aparte é uma aula dos ilustres amigos!

Abs ^v^

André disse...

A falta de cassinos no Brasil faz a galera correr pra bolsa e apostar em tranqueiras. Vejo OGX "bombando" sem ter um poço perfurado e me pergunto: O QUE É ISSO COMPANHEIRO????

Bob disse...

André, o eike e suas empresas estão mais enroladas do que nunca com um tal de ParTido. Não sei se é bom ou ruim but fazer pacto com o diabo um dia ele cobra o preço.

Lafayette disse...

Grande Seagull! A verdade é que sou uma nulidade com opiças. O tanto que sei serve pra fazer venda coberta ou diminuir um pouquinho o risco de alguma posição.

FF, é isso aí. O livro do Nofsinger é fraquinho mas serve bem pra comentar o assunto, já leu? Infelizmente não posso dizer que escapei daquela fase :-/