quinta-feira, 25 de junho de 2009

Suportes de peso




No domingo os suportes foram marcados e realmente seguraram o mercado. Não aproveitei a festa de hoje(muito trabalho, pouco money) mas o que sempre me fez pensar foi: news ruim = mercado em alta????
Pela manhã antes do mercado US abrir saiu a news sobre jobs claim e veio ruim. Buenas e mercado tem este tipo de reação positiva!!!.
Suporte de peso, vamos ver.

9 comentários:

Investidor Pessimista disse...

Bob, voce já percebeu alguma relação lucrativa entre notícias boas ou ruins e mercado subindo ou caindo ; e suas 4 combinações possiveis?
Pelo que vejo , é tentar caçar vagalume com hashi ou coisa de daytrader que acerta 1 erra 2 .. mas enfim .. aqui está a pergunta.
Um abraço mike
www.sinapsefinanceira.blogspot.com

Marx disse...

A situação é a seguinte, ou melhor... pode ser.

Joseph Granville fala um pouco sobre o peso das noticias e o papel delas em ralação ao mercado.
"Noticias são de pouco ou nenhum valor para se praticar com sucesso o jogo do mercado. Elas confundem mais do que orientam. A razão por que as noticias tem muito pouca relação com o que o mercado irá fazer é simplesmente porque o mercado se movimenta em direção as noticias de amanhã, e assim, para o mercado, as noticias correntes são um fator que já prescreveu.

e ainda...

"Noticias não são importantes. É o modo como o mercado reage a noticia que é importante. Se a noticia é ruim e o mercado reage bem diante dela, temos uma reação altista."

É claro que o Bob não está falando de simples noticias, mas sim de indicadores econômicos.
Existe a possibilidade dos bulls perceberem que o momento é inoportuno e se entregarem ao fato de não termos uma melhoria econômica mais consistente que emprestaria fundamentos aos preços em um futuro próximo.

Isso que estou dizendo não é uma predição, só estou apresentando uma possibilidade ao comportamento dos investidores.

Existe uma premissa na analise gráfica que em suma diz “lucre antes, explique depois” rsrs, isso existe mesmo? rsrsrs se não existe escreve isso ai que pode ser útil kkkk.

abçs

Fact Finder disse...

De cada 10 notícias "financeiras" que vejo, só me aprofundo na leitura de uma. Nas 9 restantes não passo do título. Estas apenas refletem e reproduzem o clima reinante. Nada acrescentam.

Anônimo disse...

Eu, de minha parte, nem sabia de notícias ruins antes do Bob ter comentado online via MSN hoje cedo.

Como purista AT não dou a mínima para notícia alguma. Na verdade não leio nada. Pelo menos nunca quando estou disposto a fazer um trade qualquer. E quando leio é porque não estou a fim de fazer nada no mercado, só para passar o tempo e, via de regra, dar algumas risadas.

Mercado bom sobe com notícias ruins e mercado ruim cai com notícias boas.

Porque? Sei lá. Acho que é porque é impossível saber se a notícia é ruim ou boa para todos os participantes do mercado, afinal o ser humano é único e interpreta do jeito que quer o lhe chega ao cérebro, quando há um cérebro.

Apenas traço aqui e ali e busco oportunidades gráficas. Quando erro estopo. Quando acerto lucro.

Meio simplista, mas como sou meio burro só sei fazer isto mesmo.

Nem termos técnicos em ingles eu sei, nunca aprendi, por mais que o Fact tenha tentado, hehehe.

Foi até engraçado hoje cedo: o Bob comentando sobre notícias ruins e eu dando outro tipo de notícia pra ele, trade, posicionamento a alguns minutos atrás.

Enfim, sei lá.

O volume no Dow e SP não foi lá essas coisas, então sigo na teoria de uma nova região de congestão por algum tempo, onde no meio não se faz nada, embaixo se compra fraqueza e em cima se vende força.

Os verdadeiros suportes gráficos siquer foram atingidos, mas o que me chamou a atenção foram:

- Dow fechou sobrevendido ontem.
- PETR4 parou de cair na base do canalzão de médio prazo em aproximados 31 bola.
- VALE5 cumpriu um objetivo mínimo da congestão rompida anteriormente, coincidente com uma região de suporte também e ainda com o toque inferior de um canal intraday de curtíssimo prazo (poucos dias) em aproximados 29 bola.

Sinceramente não acredito em vida longa para esse movimento, ficando mesmo numa região de congestionamento. Por conta disto 50% já foi realizado hoje naquilo que costumo chamar de day-trade involuntário e 50% provavelmente amanhã mesmo.

Porque?

Porque VALE5 chegou no toque superior do mesmo canal coincidente com uma resistência recente, logo acima 31,10 e finalmente aproximados 31,45 que considero um pull-back à congestão rompida anteriormente. Vamos ver como se comporta amanhã mas não estou botando muita fé senão nisso mesmo.

Porque PETR4 tem resistência ali pelos 32,40 (muito próximo aos 32,25 do fechamento de hoje) e logo acima uma ltb passando por aproximados 33,15. Também não boto muita fé senão nisso mesmo.

Outras ações dão menos ibope para serem comentadas individualmente.

E vamos ver agora que o Dow não está mais sobrevendido e se aproximou rapidamente do topo da teórica congestão ali pelos 8600 e qualquer coisa.

Ainda no Dow, seria a construção de 1 ou 2 ombros direitos antes de uma correção mais acentuada? Não sei, mas é o meu palpite.

Anônimo disse...

Vou responder à pergunta do Mike, de abelhudo mesmo:

Nunca percebi relação alguma do mercado com notícias de qualquer espécie, exceto grandes acontecimentos como o WTC, por exemplo, quando a reação é imediata.

Mas mesmo neste caso, primeiro começou a cair forte e somente depois é que ligamos todos a TV.

Então, pra que notícia se o gráfico mostra antes?

E, curioso, é que ía cair mesmo, apenas o WTC precipitou e potencializou a queda. Sem delongas, era exatamente o que estava esperando por aqueles dias, embora não na intensidade e velocidade como ocorreu.

Mas eu aprendi muitas coisas com notícias, algumas delas:

- Alta é tratada como alta e baixa é tratada como volatilidade, hihihi

- IPOs são realizadas perto de topos, hihihi

- Resistências divulgadas são os níveis onde grandes pretendem comprar, hihihi

- Suportes divulgados são os níveis onde grandes pretendem desovar, hihihi

E por aí vai. Não sou um sarro?

Marx disse...

Como será que o mercado vai se comportar amanhã com a noticia da morte do Michael Jackson? rsrs =)

Sea disse...

Parece estar desenhando um OCO...

Abs ^v^

Anônimo disse...

E parece que o OCO se encaixa justamente naquele desenho que o Aguia antecipou aqui no blog. - Veremos entretanto o que vai dizer a hermeneutica dentro da evolucao dialetica das proximas cacetadas, apos a alavancagem de lancamento das opcoes para a proxima rodada de vencimentos da dialetica socio-economico-academico-filosofico-cultural-ideologico-capitalista, como preveria o mesmo Kant que o analfa milico Hitler leu e (como outros que nao sabem ler pissiricas) nao entendeu, ou melhor, entendeu ao contrario, mas cuja identica propedeutica captaram e adaptaram ao gosto tanto Engels quanto o revolucionario Marx e o paleontologico J. Gambagi. - Enquanto que no aqui e agora o market de Pindorama vai acelerar geometricamente a queda quando, ja a seguir, o SPX descer a ladeira em escala aritmetica mais suave , neste H&S que esta pintando e que eh muito feio e cuja resuktante pode ser facilmente calculada na razao inversa de 3,1416=Pi arredondado de 3,14158 e os cambaus.

A nao ser que o aviao de Obama (ou do Marola Beard (nao confundir com o nosso King Bear), futuro banqueiro presidente do BM) caia la dos ceus tal como as Bolsas pos bublle pluf, apesar de que o mercado, firme nas pernas como anda, nao devera dar nem tchum para as noticias (a nao ser esta da morte do noveau branquelo MJ ontem que tanto preocupa o KB).

Engil.

Bob disse...

Mike e amigos, to de cabeça inchada novament again pois o Inter perdeu,droga.
Quanto a news só leio para ver o price action do em relação a mesma, não que a news será decisiva para o movimento do dia, exemplo claro e tantos outros que virão.

Exemplo: Na proxima reuniã do FED háverá aumeto dos juros US(hipótese, claro). Conclusão: mercado vai cair. Claro que não, se lá.

Fact, coloca um quadrinho ao lado com esta pergunta e as possibilidades: sobe, cai, flat. Vamos ver a idéia da turma.