sexta-feira, 26 de junho de 2009

Options As Leading Indicators

Quem tem algum conhecimento básico da teoria das opções e acompanha as de Petr PN logo percebe que, nesse início de pregão, os spreads entre os strikes se mantém iguais [ou até maiores] aos de ontem - apesar da leve queda no papel (ativo-base). Qual a explicação? Aumento de VI, claro. [Leia-se, expectativa de movimento.] Recomendo poucos livros, mas a segunda edição do clássico de Lawrence McMillan sobre opções está muito boa. O autor anexou algumas estratégias em relação à edição anterior. A redação é agradável e prende a atenção do leitor, com dezenas de "causos". Um bem interessante conta a estória dos dias após o Crash de 87 e como os option traders de índices - de muito sangue frio - puderam sair quase incólumes. A volatilidade implícita subiu tão estupidamente nos dias que se seguiram àquela segunda-feira que compensou a brutal queda de valor intrínseco das opções. Na época não havia a decimalização das cotações. E traders de opções puderam sair com perdas (insignificantes) de 1/8. Fantástico!

Um comentário:

aguia disse...

FACT:

a proposito e talvez sem proposito, mas propositalmente, mesmo que sem querer parametrar alhos com bagulhos, recordo aqui uma conversa de um antigo rabula do Interior goiano com o seu ardente recem-formado pimpolho, a quem disse, ao saber que o filho recem-formado pegara uma das 'causas' do escritorio e dera um benfasejo fecho final a um determinado, but interminavel, 'Inventario', atendendo - afoito e esperancoso - a um irrecusavel pedido dos implorantes porem lindissimos e estonteantes olhos azuis da filha de um cliente:

"porra, meu filho... nao se encerra um processo desses nunca, nunca, caralho!... foi justo daih que tirei o dinheiro para formar voce e os seus irmaos..."

(se um Cassino quebrar nus urtis os clientes, fica sem clientes, axu).