quinta-feira, 18 de junho de 2009

"Democialismo"


Esse negócio de estatização do sistema financeiro vai ficar cada vez mais latente caso transformem o FED em autoridade de supervisão e regulação sobre o setor. A aprovação do plano depende do Congresso.

As propostas detalhadas em documento divulgado pelo Departamento do Tesouro têm como objetivos - além de promover regulação das entidades financeiras - estabelecer uma supervisão compreensível nos mercados, proteger consumidores e investidores de abusos, prover o governo das ferramentas necessárias para lidar com crises, aumentar os padrões regulatórios e a cooperação internacional.

Já estão pedindo o dinheiro emprestado aos bancos de volta. Será que estes terão liquidez - e vontade - para devolver o que receberam, sabendo que a idéia é dar fim aos seus bônus? O grande problema vai ser lidar com a turma poderosa que manda no governo - e ajudou a eleger o Obama - sem contrariar os seus interesses.

A verdade é que o presidente está incomodado com a "farra" especulativa que levou toda a economia americana à situação em que se encontra atualmente. O mundo inteiro sente os efeitos da crise, quer ela tenha chegado ao fundo do poço, parado de piorar, ou até mesmo apresente sinais espúrios de melhora.

Uma fiscalização mais severa dos markets (abrindo a caixa-preta até então intocável) vai comprometer a atuação de muitos hedge funds, que escondem suas operações sob um suposto "expertise" guardado à sete chaves. E isto pode restringir as estratégias - questionáveis ou não - e penalizar a liquidez dos negócios.

Enfim, pela sobrevivência dos investidores e credibilidade das instituições, toda medida para dar mais transparência será bem-vinda. A resposta do mercado é o que veremos.

De qualquer forma, para diminuirem o risco de um colapso generalizado, conforme as suposições da proposta, vão precisar colocar mais grana no mercado, e isto é sinal de que as coisas ainda não voltaram aos eixos!

A fábrica de moedas vai ter que emitir mais papel. Mas como disse um amigo, acabou o didim e a impressora está sem cartucho! E a tinta anda valendo mais do que o Dolar!

Democracia nos lucros, socialismo para as perdas! Os contribuintes terão que entrar em mais esse rachuncho... custe o que custar.

O estoque de munição está fraco, precisam recompor o arsenal para uma eventualidade, e qualquer bala na agulha é muito valiosa para desperdiçar com inocentes. Depois dos empresários em Pindorama serem chamados de trambiqueiros, agora os banqueiros de Wall Street serão tratados como terroristas. A guerra está declarada!

^v^

5 comentários:

Samuel Ramos disse...

praise the new kremlin

just like the same old kremlin

aguia disse...

issa, GAIVOTAO!

e enquanto isso, o market:

6a Feira, ja?... e nadinha, de uma alavancadinha, pros proximos vencimentos, uai???... nem que seja uma trap fugaz, hoje ta cum cara de refresco (pelo menos no primeiro tempo do JOGO), ne cumpadi.

BRACAO pro C; pru Samoa e pra os every bodes.

Seagull disse...

O primeiro tempo foi bom... , vamos ver como os players voltam do intervalo.

Sexta-feira...

Como lembrou o Murphy no fórum:

Triple Witching happens on the third Friday of every third month (March, June, September, and December), and is the simultaneous expiration (or rollover) of various futures and options contracts. These contracts include some of the index and currency futures, the index and currency options, and the stock options. With the addition of some single stock futures contracts, some day traders are now calling this event Quadruple Witching.

Triple or Quadruple Witching can cause erratic behaviour in the affected (and some non affected) markets, both on and around the expiration days. Some day traders take no notice of these times, some recommend caution, and others recommend not trading at all.

aguia disse...

... 'not trading at all',

OF COURSE, K-RAI!!!

Fact Finder disse...

Alguns bancos já devolveram o TARP só que mediante origens estranhas (ofertas secundárias de ações, p.ex.) e não com recursos operacionais como se deveria esperar.