quarta-feira, 3 de junho de 2009

Cross-post: Seagull Trading.com

Vira-Casaca

Com o frio chegando... é hora de tirar os agasalhos do armário! Para tudo deve haver um timing. As notícias e os analistas parecem sempre atrasados em relação aos acontecimentos. Estes últimos meses foram pródigos para quem investiu no segmento de small caps. Não dá para dizer que a festa acabou, pode ser apenas mais uma correção "saudável"...

A verdade é que temos que estar sempre preparados. O que me incomoda, mais do que a euforia e a depressão que toma conta dos investidores é a falta de bom senso, e oportunismo dos formadores de opinião. Sempre incentivam os outsiders a alavancar posições quando o mercado está no alto (será para sair em cima destes incautos?). Da mesma forma como começaram a oferecer cursos de vendas no índice, travas de baixa, aluguel de ações, justamente quando a bolsa vinha desenhando seu fundo. Parece mesmo má fé! Por isso é importante apurar os filtros e manter o alerta!

Enfim, não acho que quedas no mercado possam deixar alguém feliz - apesar de, operando nas duas pontas, podermos lucrar com elas. Acertar as estratégias, fazer dinheiro é uma consequência, mas tenho absoluta certeza de que TODOS preferem ganhar na alta, ainda mais com o país prosperando, e lutando para ser menos afetado diante da crise.

O problema é a soberba de nossos governantes e o cenário ilusionista que tentam passar por interesses meramente eleitoreiros, tudo para preservar seus cargos e poder. Isso que é lastimável. Esse papo de PTriota é uma balela... se os mesmos estivessem na oposição seriam capazes de detonar a Petrobras e sua reputação.

Mas a vida é assim... ninguém é obrigado a ser coerente. Mudam de partido, postura e opinião. E a credibilidade, ética... andam em falta!

A nós, resta apenas a possibilidade de mudar de ponta e virar casaca quando a coisa inverter. Mas ainda é cedo para qualquer avaliação mais conclusiva. Certo é que os problemas ainda não acabaram, e estão longe de ser resolvidos. Foram seis meses de baixas, seis meses de alta... o que todos querem saber é como será daqui para frente. Cada um com seu horizonte... uma semana, seis meses, ou dez anos. Isto que eu chamo de timeframe.

Abs ^v^

15 comentários:

trix disse...

Quem avisa, amigo é?

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, voltou a alertar contra a euforia dos investidores no mercado de câmbio.

Em audiência pública na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, Meirelles reiterou também que não é o momento de o governo voltar a taxar capitais estrangeiros, uma vez que a apreciação do real tem resultado principalmente de uma elevação do fluxo de investimentos estrangeiros diretos e de aplicações de não-residentes na bolsa brasileira.

"O mercado funciona em duas direções. Não é para se entrar em depressão ou euforia", afirmou Meirelles.

Bob disse...

Lulla 81% de aprovação do povinho não concorda. A Bolsa vai a 100k até setembro, hehehehehehehe, de que ano não sei,kkkk.
Vamos ver

Seagull disse...

Eheheh... essa é a diferença entre objetivo e meta.

Vai chegar lá... um dia... mas sem especificar um prazo, eu diria que vai a 200K. ;-)

Minha dúvida é se antes volta aos 30 (ou abaixo?).

Não acredito muito em um new low, mas nesta sopa de letrinhas, olhando para o DJ e SPX, ainda vejo o desenho de um L... com alguns "V"zinhos no caminho, que podem se transformar em "W"s... até que depois desta longa perna lateral (mas não horizontal) venha finalmente se transformar em um "U".

Mas deve demorar...

Esse povo que aprova o Lula é a "cara" dele, não a do Brasil.

Abs ^v^

Anônimo disse...

Gente! Pra que complicar?
Alguns estão o tempo todo complicando, não todos.
Vai cair, vai cair, vai cair.
Está subindo oras.
E o canal intacto.
Bateu nele ontem novamente e não rompeu. E se romper tem que confirmar em D+1 ou D+2 ou D+3 a não ser que surja um Circuit Brake.
E o que é um CB diante de uma ação que subiu mais de 100% desde o fundo ou mais de 80% desde um ponto de compra seguro?
Eu respondo: não é nada.
Afinal isto é ou não é um blog de médio e longo prazos?
Deixem rolar, deixem as médias envergarem, deixem a média mais curta cruzar a média mais longa, deixem surgir um fundo consecutivo mais baixo, enfim deixem algo acontecer porque até agora o mercado está apenas subindo.
Quando começar a cair, por mais que tenha caído, 20% ou 30% ainda dá pra sair com lucrão.
Que coisa!

Anônimo disse...

Ó, vou falar só do Dow ...
Ficou praticamente o mes de maio inteirinho em uma congestão (retângulo) rompido em 1/6.
Parou, voltou para testar ontem e hoje continua por ali.
Nem pra dentro do retânngulo ele voltou novamente. Nem isso!
Nem falo do fundão do Ibovespa, mas desde março até hoje ele deu pouco mais de 50%. E ações específicas mais de 100%.
Isso quando ainda tentavam encontrar um fundo que ocorreu ali nos 29 e tantos pontos.
Caramba! Se 50% no Ibovespa ou 100% em algumas ações não são médio prazos apetitosos, não sei mais o que é.
O mercado é lento, tem que dar o tempo dele, balança mas vai até o momento em que não for mais.
Pescoço disto e daquilo e outras cantadas mais, sinceramente, não fazem parte do meu método.
Por isso não escrevo mais nada sobre os mercados. Apenas opero.
Errando e acertando.

aguia disse...

isso SEAGULL!...

entre Ws e Ms...

Seagull disse...

Rs... aguia, nessa sopa de letrinhas eu já vi um alfabeto inteiro!

Ao "Operador".

Vc está certíssimo. O negócio é seguir a maré! Nada de contrariar tendência. Eu também opero, bastante (as vezes menos, dependendo do momento) e escrevo, compartilho o que percebo do mercado - antes, durante e depois!

Compramos com os price actions nos DCAs do fundo? Ótimo! Já deu para ganhar 50% em alguns ativos em seis meses, 100% em outros em poucas semanas, menos (mas também de forma satisfatória) em outros... e assim é o mercado.

Mas quem estava capitalizado, e entrou líquido - pois vendeu acima dos 70k - pode dizer que está mesmo no lucro. Duplo! Ganhou na subida desde 2002, realizou no alto, e vendeu de lá até o bottom... depois ainda raspou as "pechinchas".

Caso contrário, quem ficou pendurado, na torcida como holder, ainda está apenas recuperando suas perdas. Ou não? Vale não voltou aos 60, Petro está longe de 50, ao Bradesco faltam 10 pilas para chegar a 40, aa Gerdau ainda tem um longo caminho até o seu TH... e aí vai. As smalls que destoaram... e eu pergunto: a festa vai durar para sempre?

Mercado opera em duas pontas e diversos timeframes. Essas rotulagens, investidor / especulador, bull/ bear, holder/ trade. Eu acredito no long e no short, no LP, MP, CP e até curtíssimo. Para cada situação e objetivo existe uma estratégia que boas chances de êxito.

No mais, não devemos mesmo tentar antecipar os movimentos. Mas sabe com é, eu sou muito conservador (e incrivelmente agressivo em algumas entradas de CP - na C ou V), e costuma trabalhar por faixas, nunca objetivando as mínimas ou máximas, ganhar no miolo para mim já está bom.

Mas respeito toda e qualquer decisão dos amigos, afinal cada um tem o seu perfil característico, e a responsabilidade pelo resultado cabe aos próprios. O dinheiro é do dono... então para que seguir "dicas"? O mérito é sempre pessoal, no ônus ou bônus.

Nós, aqui, e acho que isso é consenso da Equipe TiB, apenas nos dispomos a fazer uma leitura aberta do que percebemos no mercado. Se está certa ou não, isto não acarreta em ganhos ou prejuízos. O que mexe com o dinheiro na conta são as operações que fazemos com base na percepção que temos do mercado. Apenas quando enviamos as ordens e as boletas são executadas.

De resto, é tudo troca de figurinha... que seja útil para todos que leem. Mesmo que sirva para fazer exatamente o contrário. Os filtros estão aí para isso...

Grande abraço ^v^

Anônimo disse...

Uma coisa é o que escrevo e outra coisa é como opero.
Ou seja, embora mantenha meu comentário anterior, pra mim, se não micou, não passa da semana que vem.
E, parafraseando o Fact, estou satisfeito.
O que quero dizer com isso?
Simples, realizei tudo e saí fora do mercado. Em D+3 sai da corretora, porque se ficar lá acabo operando maior, o que não desejo e sei que compromete meus resultados pois acima de determinado valor deixo de ser frio e calculista e me deixo contaminar pela emoção.
Como ve, conheço minhas fraquezas muito bem, minhas limitações, então tento anula-las mantendo sempre o mesmo tom e volume das operações.
Agora é esperar até porque, posso estar errado, não vi nada que me interesse a essa altura do campeonato, literalmente, altura.
Como costumo dizer quase tudo caro relativo.
Férias!!!

Anônimo disse...

Na verdade a gente que fica mais na moita se bem que sempre atento para as entrelinhas dos artigos e graficos dos componentes do TIB aprende muito aqui, tanto de teorias quanto de praticas e fica a criterio e responsa de cada um quando entrar e como sair e isto foi muito bem explicado neste dialogo, tanto pelo Seagull quanto pelo Smarca.

Pima.

Parabens a todos os que participam

Fact Finder disse...

SG, os mercados financeiros reúnem a nata de 171s do mundo do crime. É possível ganhar centenas de milhares de reais usando informação privilegiada e iludindo minoritários, mas não é possível auferir tal quantia assaltando um banco. :P

Anônimo disse...

Estava pensando cá com meu botões: faz um tempinho que a última palavra da moda surgida nos mercados caiu em desuso né?

VOLATILIDADE

Estava sendo utilizada quando o mercado caía com vontade, depois pararam de utilizar.

Seagull disse...

É... quando sobe chamam de alta, quando cai é volatilidade (ou por realização de lucros, para aliviar indicadores, etc)! rs

O que é uma queda de verdade?

Isso todos esquecem rápido...

Assim como a diferença entre repique e retomada da alta!

Um amigo escreveu no fórum que antes da inversão deveriam ocorrer vários breakouts (fakes). Na lógica dele - que faz sentido - enquanto as pessoas estiverem precavidas isso não vai acontecer.

Então voltamos à teoria conspiratória (rs), de quem a euforia precisa mesmo ser extrapolada para, que um excesso de otimismo venha contaminar os investidores.

Sabe o que eu acho... o mercado ficou congestionado (no alto?), falta os "new" bears entregarem os pontos. Só eles são capazes de acelerar um rompimento recomprando suas posições.

Aí... quem sabe... contrarian rules again!

^v^

aguia disse...

qua... (e cruz credo):


tambem axu que a 'coisa' ja estah passando de madura.

segue a arapuca da turma de WS pra cima das oropas...


flap ( e credo again).

Anônimo disse...

Amanhã sem after.
Quinta feriado aqui.
Sexta é natimorta.
Segunda é vencimento da série F.
Quarta é vencimento do M09.
Subiu pra cacete, grandes interesses em jogo, então, a não ser que a matriz degringole (sem nenhum sinal visível ainda) vai ficar por aí mesmo, um teco pra cá, um teco pra lá, sem nada fazer em termos de % significativos que justifiquem uma análise de médio prazo.
Região de congestão é terra de ninguém.
É férias mesmo! Até a semana que vem.

Seagull disse...

"Região de congestão é terra de ninguém."

Ainda mais no alto, é um perigo.

Vai fazer muita gente cansar de esperar por uma definição.

Quando vier, seguimos atrás!

Abs ^v^